Praxe solidária mobilizou 90 jovens voluntários da ESAD

0
373
Os jovens estudantes junto à Estação dos Comboios, onde começou a ação

Os alunos do primeiro ano da ESAD juntaram-se na tarde de 5 de outubro para uma limpeza do espaço público nas duas freguesias urbanas.

A balança pesou 162,82 quilos de material, entre embalagens, sacos, comida, beatas, eletrodomésticos e ferro, recolhido das ruas e espaços públicos da cidade durante as três horas em que os cerca de 90 jovens voluntários fizeram a sua praxe solidária.
A ação decorreu na tarde de 5 de outubro e foi organizada pelo Grupo Académico da ESAD e a iniciativa cívica #CALDASSempreLimpa, que pretende sensibilizar a população para a importância da limpeza urbana. Reunidos junto à estação de comboios, os voluntários foram divididos em oito grupos e receberam sacos do lixo, luvas e um mapa com a indicação do destino e zona de intervenção.
Tendo a estação como ponto de partida e de chegada, e com o objetivo de abarcar as duas freguesias da cidade, houve grupos que se estenderam até ao Cencal (Santo Onofre) e outros que, na extremidade oposta, se entenderam até ao futuro Mercadona (Nossa Senhora do Pópulo), por exemplo. No decorrer da caminhada cívica houve momentos de convívio, canções académicas, partilhando “achados”, mas também alguma incredibilidade, por parte dos jovens, relativamente ao lixo que é depositado no chão, nomeadamente as beatas.
“Inevitavelmente, estas expressões levam-nos a uma consciencialização individual e a uma sensibilização secundária para quem nos vê e ouve”, salienta Manuel Bandeira Duarte, da organização do Caldas Sempre Limpa. O responsável faz um balanço muito positivo de mais esta ação e considera que todas as iniciativas que se têm vindo a organizar nos últimos anos “têm sido benéficas para todos nós e um ponto de referência para a valorização do trabalho dos SMAS das Caldas da Rainha. Os Serviços Municipalizados também contribuíram disponibilizando uma carrinha para carregar todo o material recolhido, e devidamente separado, para as suas instalações.
Manuel Bandeira Duarte destaca a parceria entre as instituições como uma mais valia. “É a partir desta união que sensibilizamos e enaltecemos o cuidado que é necessário termos com o nosso mundo!”, refere, lembrando que tanto a EcoDogsWalk como o #CALDASSempreLimpa têm marcado presença em vários momentos, eventos e ações da cidade. Estão a ponderar a realização de uma 3ª edição do #CALDASSempreLimpa, ainda sem data agendada. “Os caldenses têm-nos reconhecido através das participações, divulgações e mensagens de incentivo, o que nos motiva a continuar a espalhar “bem-estar””, destaca o jovem ativista.

- publicidade -