Praias da Foz do Arelho já são azuis

0
622

Untitled-1As praias do mar e da lagoa, na Foz do Arelho, já ostentam a bandeira azul. O galardão de qualidade foi içado ao final da manhã de 20 de Junho depois de uma vistoria das entidades para se certificar da limpeza do areal, acessibilidades, existência de equipamentos de apoio e se as arribas oferecem perigo aos veraneantes.

Nos mastros existentes nas duas praias estão também içadas as bandeiras de praia acessível, de ouro (pela primeira vez na praia da Lagoa) e a de Quality Coast. “Esta é uma zona balnear de excelência”, disse aos jornalistas Carlos Castro, representante no Oeste da Agência Portuguesa do Ambiente, após o hastear das bandeiras azuis nas duas praias da Foz.

O responsável considera que estão reunidas todas as condições para que os veraneantes se sintam em segurança e garante que a qualidade da água (mesmo quando se registou a fissura no emissário submarino e durante a fase de intervenção) esteve “sempre excelente” pois “o que está a ser lançado para o mar é efluente tratado com desinfectante”, explicou.

- publicidade -

Os técnicos foram também verificar as arribas e recomendaram a colocação de alguma sinalização adicional. “A praia cresceu um pouco para norte e, como tal, há que sinalizar mais aquela zona”, informou Carlos Castro, fazendo notar que é importante que as pessoas não se aproximem das arribas para evitar situações de risco. Também o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, se congratulou com a qualidade das estâncias balneares e, em tom de brincadeira, informou que teriam de comprar outro mastro, pois apenas um não chega para as bandeiras que têm para hastear. “A obtenção desta distinção é muito importante para que o cidadão que passe pela região veja que as nossas praias têm qualidade, mas só é possível com o trabalho de várias instituições”, disse.

O autarca reconheceu que a fissura no emissário submarino “foi um susto”, mas que acabou por permitir mostrar que os efluentes estão a ser tratados correctamente e que as estações de tratamento estão a funcionar bem, o que contribui para que os “resultados sejam todos positivos”.

A praia da lagoa ganhou este ano mais uma bandeira – a de ouro, da Quercus, em que uma das exigências é que a praia tenha apresentando, durante cinco anos consecutivos, a classificação máxima na qualidade da água. Tinta Ferreira informou ainda que a Câmara delegou na Junta de Freguesia da Foz do Arelho a limpeza da praia, possibilitando “ganhos de eficiência” a vários níveis. “É nossa política delegar competências nas juntas de freguesia naquilo que nos parece que podem ser mais eficazes porque estão mais próximas e acompanham de perto os trabalhos”, disse.

ANIMAÇÃO DE VERÃO

Durante os meses de Verão a animação na Foz do Arelho vai “manter a filosofia do ano passado, que equilibra animação com descanso”, disse Tinta Ferreira. Entre as actividades a realizar estão as já tradicionais festas no areal (Festa Branca e Anos 80) e a biblioteca de praia. Entre 17 e 19 de Julho irá realizar- se o OesteFest, na zona perto do parque de caravanas, que contará com a participação de vários artistas nacionais.

No areal estará também o Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia – dinamizado em conjunto com a Federação Portuguesa de Voleibol e Sporting Clube das Caldas. “Será muito importante para fomentar a prática desportiva do voleibol de praia e na aposta desta modalidade e em alguns dos nossos jovens para os jogos olímpicos de 2020”, sublinhou o autarca.

A 17 de Julho o programa da RTP Verão Total estará em directo da Foz do Arelho, coincidindo com o final das gravações e a estreia da novela Água de Mar.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -