Praia de São Martinho do Porto preparada para o Verão

0
802
Pelo segundo ano consecutivo, a “concha azul” ostenta o galardão de qualidade ambiental

A baía de São Martinho já ostenta a Bandeira Azul e a bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”, que atestam a qualidade ambiental e a adequação da praia à utilização por pessoas com mobilidade condicionada. Os dois galardões foram hasteados na tarde do passado sábado, 1 de Julho, pelo presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, pelo vereador do Ambiente, Hermínio Rodrigues, e pelo presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, Joaquim Clérigo.
Depois de muitos anos em que a poluição da baía não permitiu que aquela praia ostentasse o galardão que anualmente é atribuído às praias com qualidade, é com “muita satisfação” que os autarcas hasteiam pelo segundo ano consecutivo a Bandeira Azul. O galardão foi também atribuído à praia de Paredes da Vitória, em Pataias. Mas Paulo Inácio quer ver o número de praias alcobacenses distinguidas aumentar nos próximos anos.
O presidente da Junta de São Martinho diz que se nota agora mais gente na praia desde que esta tem a Bandeira Azul.
Paulo Inácio diz que “este ano ainda vamos ter mais saltos qualitativos, apesar da crise financeira pois as pessoas vão fazer um turismo mais perto de casa e até parte de Lisboa poderá evitar o Algarve e ver em S. Martinho uma alternativa”.
Numa das mais famosas praias do país há este ano uma novidade: uma torre da Vodafone, que serve de abrigo aos nadadores-salvadores. São também da marca de telecomunicações os cinzeiros que os veraneantes fumadores podem utilizar enquanto estiverem na praia, ajudando a mantê-la mais limpa. E ao abrigo do projecto “Praia Saudável”, da Fundação Vodafone, S. Martinho do Porto conta com uma cadeira anfíbia que permite que pessoas com mobilidade reduzida possam tomar banhos de mar.A Bandeira Azul traz consigo uma série de actividades de sensibilização ambiental, destinadas sobretudo aos mais pequenos, e que se vão realizar a partir de meados de Julho. Por enquanto, o Verão é animado com aulas gratuitas de aeróbica em pleno areal, que se realizam de terça-feira a domingo, às 10h30 e 17h30.
A Feira de livro “Letras na Baía”, promovida pela Casa da Cultura José Bento da Silva decorre diariamente entre as 10h00 e as 23h00 na Praça Engenheiro Frederico Ulrich e conta com um vasto programa de animação (ver caixa). Na mesma tenda encontra-se ainda uma “esplanada da leitura”, uma zona destinada à prática de xadrez e um espaço de pintura para crianças. É também ali que decorre a iniciativa “Biblioteca vai à praia”, promovida pela Biblioteca Municipal de Alcobaça, que funciona diariamente das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Livros em português e inglês, revistas, jogos e desenhos para as crianças pintarem são alguns dos atractivos deste espaço, onde todas as quintas-feiras, pelas 10h00, se realiza uma “Hora do Conto”.

Joana Fialho

jfialho@gazetadascaldas.pt

Programa Letras na Baía
8 de Julho – Orquestra Juvenil da Freguesia de Alpedriz
11 de Julho – “Quartas do Conto” por Clara Carrapatoso autora do livro “O cão e a estrela”
14 e 15 de Julho – 9ª Edição da Mostra de Cerâmica Contemporânea de São Martinho do Porto
21 de  Julho – Actuação de Rancho Folclórico
25 de Julho, 15h00 – “Quartas do Conto” pelo escritor João Pedro Mésseder
26 e 29 de Julho,  de 2 a 5 e de 10 a 12 de Agosto – Feira de Artesanato e Ofícios
5 de Agosto – Orquestra Juvenil da Sociedade Filarmónica Vestiariense
8 de Agosto – “Quartas do Conto” por Helena Veloso (ilustradora)

- publicidade -