Delegação de Saúde e Câmara levantam interdição após descida de casos e melhoria das condições no local
A Câmara Municipal da Nazaré anunciou a reabertura da praia a banhos, depois de terem sido conhecidos os resultados das análises à água do mar, que confirmaram a ausência de contaminação. A interdição, imposta na sexta-feira, foi levantada após a Delegação de Saúde Regional do Centro ter validado a melhoria das condições de saúde pública e ambientais.
Em comunicado, a autarquia informou que, após uma visita ao local realizada esta tarde, “foi possível constatar que a água do mar se encontra atualmente límpida e transparente, sem sinais de constituintes orgânicos macroscópicos”.
A decisão de levantar a interdição foi sustentada pelos resultados laboratoriais das análises realizadas na sexta-feira e pela “curva descendente” de procura dos serviços de saúde por parte de utentes com sintomas como vómitos, náuseas e diarreia, de acordo com a Delegação de Saúde.
A interdição de banhos foi aplicada na sequência de uma falha técnica no sistema pluvial, que originou uma descarga anómala e maus odores junto à linha de costa. Após a rápida intervenção dos serviços municipais e das entidades competentes, as condições da água foram restabelecidas e validadas pelas autoridades de saúde.































