
Quem tem um comércio está envolvido nele muito tempo, e para avançar para a direcção de uma associação como a ACCCRO é preciso estar de corpo e alma. Penso que essa é a principal razão para que não haja listas para as eleições.
Faço parte dos órgãos sociais do Caldas SC, e não me envolvo mais porque o tempo que isso consome é muito.
Se esta situação na ACCCRO se arrastar, é mau para o comércio e para as Caldas. Talvez tenha que se alterar os estatutos para que a associação possa ter uma direcção profissional. Até porque, dessa forma, também é mais fácil para os sócios responsabilizarem quem lá está se as coisas não correrem bem.

É triste quando uma associação centenária fica nessa posição de não ter quem esteja disponível para a dirigir. É mau para os comerciantes porque a associação dá um apoio importante a nível logístico e pelas iniciativas que tem para trazer pessoas às Caldas, com o fim de dinamizar o comércio. Nem toda a gente tem disponibilidade ou características para poder presidir à ACCCRO. Se calhar também não há quem queira assumir a responsabilidade. Talvez a associação pudesse apoiar mais as associações em geral.
Se os eventos que a ACCCRO tem dinamizado desaparecerem, será mau para o comércio caldense.

A ACCCRO enquanto associação de comerciantes é fundamental. Podemos questionar se está a fazer tudo o que deve ser feito. Já estive numa direcção recentemente e é um facto que quem está nos corpos sociais se sente só porque os sócios não participam.
Há um problema grave que começa e acaba em todos nós, comerciantes, associação e até a comunicação social, porque há pouca visibilidade do que os comerciantes fazem e dos problemas que têm. As pessoas só se mobilizam nas grandes causas, por isso às vezes é preciso criá-las. Tem que se provocar o debate porque a associação tem funções muito importantes e não pode cair no vazio e estamos num impasse que pode ser difícil de resolver. J.R.






























