Se acontecia em todo lado, aqui que também temos bastante floresta, era provável acontecer.
Penso que a velocidade a que os incêndios se propagaram advém do problema do ordenamento e da limpeza da floresta. Temos matas nacionais, como as Mestras e o Pinhal de Leiria, que são um péssimo exemplo do Estado para os particulares.
Se não houver uma grande força na limpeza das matas, com o pastoreio, o fogo controlado e sobretudo com o ordenamento, vamos continuar a ter estes fogos.
Acho que as punições a quem não limpa não resultam. Tem que haver um incentivo, até porque estamos em crise e a floresta não é rentável a um curto espaço de tempo, pelo que as pessoas vão adiando.
Marta Ribeiro, educadora de infância (Caldas da Rainha)
Eu penso que sim, porque se virmos bem, a maioria dos terrenos não estão limpos. Portanto, já se sabia que, mais tarde ou mais cedo, com muita pena minha, isto iria acontecer. Acredito que a falta de limpeza e os ventos fortes que se faziam sentir ajudaram a que os incêndios se propagassem tão depressa. Juntando o lixo que existe ao vento, um fogo pequeno torna-se rapidamente bastante grande.
Acho que o Governo devia ser mais severo, tanto com os proprietários, como com os incendiários.
Denis Garcia, afinador de máquinas (Salir do Porto)
Moro em Salir do Porto e fui à Serra do Bouro ver o fogo. Aquilo estava muito feio. Tem de ser fogo posto.
Na Serra do Bouro o incêndio propagou-se muito depressa, foi de um momento para o outro. Eu não culpo as pessoas, porque ninguém está à espera de um fogo nesta altura. Muito menos culpo os bombeiros, até porque também havia um fogo grande em Óbidos. Qual é a quantidade de bombeiros disponível? Poucos ou nenhuns. Alguns colegas de trabalho faltaram para ir ajudar e disseram que faltavam mais meios.
Só se pode culpar quem fez isto. A falta de limpeza também contribui. Se virmos o caso da Serra do Bouro, qual é a manutenção que pode haver ali? Não é floresta, é vegetação baixa, não era densa. Estava seca, mas não são eucaliptais nem pinheiros. E mesmo que exista manutenção, vai sempre haver esta vegetação baixa porque a zona é húmida e também seca.