Uma corrida nocturna a 15 de Maio, em que será homenageado o cavaleiro caldense Marco José pelos seus 20 anos de alternativa, irá servir como apresentação ao público da nova empresa que está agora a gerir a Praça de Touros das Caldas da Rainha.
A Derechazo é uma empresa taurina e de eventos criada, a 1 de Outubro de 2014, por dois caldenses, Raul Santos e Arnaldo Santos, que desde Janeiro é a responsável pela gestão da Praça de Touros das Caldas. O negócio de aluguer foi feito por uma época, mas Arnaldo Santos acredita que possa ser possível adquirirem esta infra-estrutura.
A empresa caldense também já garantiu a gestão de mais quatro praças de touros no país: Moura (três anos), Figueira da Foz (um ano), Terrugem (três anos) e Vinhais (a partir de Setembro). “Foram negociações difíceis, mas que conseguimos levar a bom porto e está tudo pago”, salientou Arnaldo Santos. O investimento inicial já ultrapassa os 100 mil euros.
No dia 27 de Março a empresa fez a apresentação do cartaz da Praça caldensepara esta época, a qual terá início a 15 de Maio. A corrida nocturna será incluída nas Festas da Cidade, retomando uma tradição antiga. Para Arnaldo Santos, faz todo o sentido que o cavaleiro caldense Marco José seja homenageado na sua terra. Para além deste, vão participar ainda na corrida os cavaleiros Luís Rouxinol e Ana Baptista. Os forcados serão dos grupos amadores das Caldas e de Vila Franca de Xira. Os seis touros serão da herdade de António Silva.
A Derechazo vai também realizar a corrida de 15 de Agosto nas Caldas, com oito touros de David Ribeiro Telles , quatro para serem toureados a pé e os outros quatro a cavalo. A corrida mista contará com a participação dos cavaleiros António Telles e João Moura Jr, dos matadores Sanchéz Vara e António João Ferreira, e dos grupos de forcados amadores de Santarém e Caldas da Rainha. Está ainda prevista uma outra corrida que deverá ter lugar em Setembro.
Ricardo Levesinho, responsável pelos eventos taurinos da Derechazo, salientou que o mais importante é “a verdade da festa e da tauromaquia” e que os cartazes das touradas foram preparados com o objectivo de “respeitarem a história de cada praça”.
Para além das touradas, a praça das Caldas irá receber outros eventos, o primeiro dos quais será o arraial do Caldas Late Night, na noite de 29 de Maio. Estão também a ser preparados outras festas, nomeadamente para a Semana da Criança e o arraial da Misericórdia das Caldas. Também os bombeiros caldenses irão organizar um evento solidário nesta praça, nomeadamente um festival de folclore a 1 de Agosto. Arnaldo Santos prometeu ainda que vão realizar outras actividades culturais e recreativas durante o verão.
Presente na apresentação, o vereador Hugo Oliveira aproveitou para salientar que durante as Festas da Cidade vão realizar-se ainda outros eventos ligados à tauromaquia, como é o caso da Feira do Cavalo Lusitano. O autarca sublinhou ainda a importância da Praça de Touros das Caldas, que está localizado no centro da cidade, ter uma boa dinamização.
Nova empresa criada por caldenses
Raul Santos esteve emigrado durante 30 anos em Angola e após reformar-se voltou à sua terra natal, tendo aceite o desafio de Arnaldo Santos, ex-forcado, para integrar este projecto. “Faço 60 anos em Abril e o primeiro touro que peguei, tinha eu 14 anos, foi no grupo de Sousel, em Estremoz”, recordou Arnaldo Santos, que foi um dos fundadores do primeiro grupo de forcados amadores das Caldas, em 1969. “Na Praça de Touros fui o forcado que mais touros pegou, uma marca que ainda não foi superada por ninguém”, contou.
Para estes caldenses, conseguirem a gestão da Praça das Caldas era um dos principais objectivos. Arnaldo Santos mostrou à Gazeta das Caldas, com orgulho, as obras que têm vindo a fazer desde que passaram a ser responsáveis pelo espaço.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt






























