
A obra de requalificação do tabuleiro da Praça da Fruta só avançará a 2 de Janeiro de 2013. Inicialmente prevista para arrancar durante o mês de Março, a falta de garantias de que estariam terminadas em Agosto levou a autarquia a optar pelo seu adiamento.
“Achámos que era preferível, tanto para os vendedores da praça, como para os comerciantes. porque era importante passar o verão a vender”, explicou à Gazeta das Caldas o vereador com o pelouro dos mercados, Tinta Ferreira, adiantando que uma mudança implica sempre uma quebra de vendas.
Já o vereador com o pelouro do comércio, Hugo Oliveira, destaca que esta medida permite que os comerciantes tenham uma “folga maior e os vendedores não venham a perder o período mais forte de vendas”, tanto mais que 2012 “não é um ano fácil para os comerciantes”, afirmou.
Tinta Ferreira acrescentou ainda que, com este adiamento das obras, deixou de ser “tão premente” a reunião com os vendedores. Contudo, garante que não deixará de existir durante este ano, uma ou mais reuniões para, em conjunto, ser preparada a mudança e o próprio funcionamento do mercado depois das obras concluídas. A definição do local será também tomada em conjunto, embora o autarca reconheça que têm muitas dificuldades em conseguir espaço em zonas muito próximas daquele centro.
Já as obras para as ruas de Camões e adjacentes e Largo da Rainha deverão ter início até ao final do mês, assim como a do largo do Hospital Termal.
Embora inicialmente previstas, as obras não começaram mais cedo porque o contrato de financiamento para esta empreitada só foi assinado em meados de Fevereiro, garantindo assim à autarquia a comparticipação comunitária. “A partir do momento que o assinámos reunimos com o empreiteiro para dar inicio à intervenção”, explicou Hugo Oliveira.
As obras vão originar dificuldades de trânsito e de mobilidade às pessoas, pelo que os autarcas apelam à compreensão, garantindo que, depois destas terminarem, a cidade ficará melhor.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























