Praça 5 de Outubro alvo de projeto de requalificação para atrair novos públicos

0
900
O anfiteatro já levou uma cobertura permitindo uma maior dimensão da praça

A intervenção já efetuada, de 50 mil euros, inclui colocação de luminárias, cobertura do anfiteatro e melhoramentos no parque de estacionamento subterrâneo.

A Câmara das Caldas pretende executar um plano de requalificação da Praça 5 de Outubro, com o intuito de atrair novos públicos. Existe um projeto, iniciado pelo anterior executivo PSD e que resulta de uma proposta do Orçamento Participativo, que ascende a perto de um milhão de euros e que, “na sua génese agrada bastante” ao executivo de Vítor Marques. No entanto, o valor avultado que implica leva a que a aposta seja feita noutras obras, explica o presidente da Câmara. Ainda assim foram já realizadas um conjunto de intervenções para melhorar o espaço e tentar minorar os problemas de segurança que ali se vivem, assegura o autarca.
Está quase terminada a requalificação do espaço interior do estacionamento subterrâneo, que inclui a recuperação de luminárias que não estavam a funcionar, a colocação de iluminação LED nos pisos e a pintura nas paredes e marcações dos pisos. Aquele e os outros estacionamentos subterrâneos do município irão também ter a Via Verde.
Foram substituídos alguns candeeiros e colocados mais alguns pontos de iluminação. Também o anfiteatro sofreu uma remodelação. “Entendemos que tinha um uso desadequado e colocámos um deck, inibindo o funcionamento enquanto anfiteatro mas criando uma maior dimensão na praça, possibilitando que aqueles 200 metros quadrados estejam ao nível do tabuleiro”, explica Vítor Marques.
Estas intervenções tiveram um custo de cerca de 50 mil euros.
A seguir está prevista a requalificação dos espaços verdes que existem na praça e a autarquia está a ver da possibilidade de colocar mais árvores no espaço. Há também o objetivo de reabilitar os espaços que foram pintados, e junto ao elevador, com grafites, de “modo a criar uma leitura homegénea para a praça”, explica o autarca, que convidou o jovem artista Ricardo Henriques para fazer a intervenção.
Numa fase posterior a autarquia pretende avaliar a possibilidade de uma proposta homogénea para as esplanadas. Está ainda a criar, com a ACCCRO, dinâmicas de desenvolvimento daquela praça para outro público-alvo, nomeadamente as famílias. “Queremos gerar movimento de pessoas que dêem vida aquele espaço, que o utilizem e possam também valorizá-lo”, disse Vitor Marques, acrescentando que já foi conseguido com as atividades de Natal naquele espaço. Também nesse sentido, a Câmara está a trabalhar com os bares da zona para agilizarem um programa de animação, “com horários mais cedo, num ambiente mais adequado à praça”.
Em relação à insegurança no espaço público, o autarca refere que a PSP diz não ter mais efetivos para fazer o patrulhamento, mas foi conseguido, através de gratificados pagos pela autarquia, assegurar mais horas de vigilância alguns dias da semana, também naquela zona.

- publicidade -