Posto de Turismo de Alcobaça tem nova casa

0
688

O Posto de Turismo de Alcobaça está desde o passado dia 20 de Agosto na Rua 16 de Outubro. Depois de muitos anos na Praça 25 de Abril, em frente ao Mosteiro, o serviço de apoio aos turistas está agora mais visível, numa rua com mais movimento e por onde passam muitos dos transeuntes que passeiam por Alcobaça.
De acordo com Paulo Inácio, presidente da autarquia, “90% do turismo passa aqui”, o que confere proximidade do serviço ao seu público-alvo. Por isso, acredita que a mudança do Posto de Turismo é “a decisão mais feliz e mais necessária por ora para a cidade de Alcobaça”.
Além da localização, o facto de as instalações serem da autarquia é outra mais-valia. O Turismo do Oeste poupa mensalmente os cerca de 250 euros por mês que custava a renda do espaço junto ao Mosteiro.
“Os dinheiros públicos têm que ser bem geridos e têm que ter alguma utilidade. O facto é que nós estávamos a pagar uma unidade que tinha dois ou três turistas por dia” disse o presidente do Turismo do Oeste, António Carneiro, na inauguração do espaço, que considerou “muito mais agradável” do que o anterior. Além disso, a entrada na cidade para quem vem do sentido sul-norte na Estrada Nacional 8 já não se faz em frente ao Mosteiro, “quando o posto era útil lá”.
A entrada no novo Posto de Turismo de três famílias de turistas poucos minutos depois da porta abrir, leva António Carneiro a acreditar que a mudança vai trazer nova vida a este serviço. E a contribuir para isso está também o facto de a Associação de Artesanato e Ofícios Tradicionais de Alcobaça (AAOTA) ali ter um espaço de divulgação.
Na cerimónia de inauguração a presidente da AAOTA, Lúcia Duarte, salientou a luta dos membros da associação pelo artesanato alcobacense e congratulou-se pela Câmara de Alcobaça ter “finalmente olhado para o artesanato como uma forma de cultura”.
Lúcia Duarte garante que, independentemente do espaço atribuído aos artesãos, o que estes querem é trabalhar. Mas admite que “a oportunidade de estar juntos com o Turismo ainda agrada mais”.
Paulo Inácio mostrou-se satisfeito com “o primeiro passo daquilo que há-de vir na aposta no nosso artesanato”, e que deverá passar por estruturas amovíveis no centro histórico da cidade.
O Posto de Turismo vai funcionar sete dias por semana, com a colaboração de funcionários do Turismo do Oeste, da autarquia e da AAOTA. No piso superior do edifício vão estar patentes diversas exposições de trabalhos de artistas e artesãos locais.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -