Pórtico da Benedita instalado junto à Igreja Nova da vila

0
693

Projeto do escultor alcobacense Thierry Ferreira, antigo aluno da ESAD

O Pórtico da Benedita foi colocado no adro da Igreja Paroquial da freguesia. A obra é do escultor alcobacense Thierry Ferreira e recupera 14 peças do pórtico de entrada da antiga Igreja Velha, que foram recolhidas e guardadas e agora ganham uma nova vida.
O pórtico foi desmontado na década de 1960 e integrava a igreja paroquial antiga, que passou a ser designada Igreja velha quando, em 1955, surgiu a atual.
De estilo gótico, semelhante ao pórtico do Mosteiro de Alcobaça, o Pórtico da Benedita é uma referência incontornável de muitas gerações de fregueses que agora podem revisita-lo junto à atual igreja, refere a autarquia de Alcobaça em nota de imprensa.
“É um símbolo desta comunidade e do seu rico património que procurámos preservar”, refere Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, entidade que apoiou financeiramente esta obra.

Polémica na ALEB
Entretanto, prossegue a polémica na vila em torno da Quinta da Serra. A Cooperativa Terra Mágica das Lendas pretende evitar a destruição da chavanca (reservatório de água) no local onde está a ser construída a ALEB, mas não se opõe à obra. E começam a surgir informações de que naquele local chegou a existir um mosteiro beneditino.
A Câmara recorda que o plano de pormenor foi lançado em 2006 e aprovado em 2016, sem que na discussão pública tenha a questão sido suscitada, e que as obras só avançaram com o parecer da DGPC e estão a ser acompanhadas por arqueólogos, tal como, aliás, obriga a lei neste tipo de empreitadas.

- publicidade -