Início Sociedade População do Oeste ganhou ano e meio de vida na última década

População do Oeste ganhou ano e meio de vida na última década

0
População do Oeste ganhou ano e meio de vida na última década

A esperança média de vida no Oeste continua abaixo da média nacional e também da região Centro, onde está inserido, mas tem vindo a aumentar nos últimos anos. Na última década, a esperança média de vida à nascença no Oeste aumentou mais de ano e meio, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística no final de setembro.
Segundo esses dados, uma criança que nasceu entre 2017 e 2019 no Oeste viverá, em média, até aos 80,45 anos, mais 0,24% do que a média observada no período anterior (2016-2018) e que era de 80,26 anos.
Neste período, a esperança de vida no Oeste subiu mais que em Portugal Continental e que em todas as regiões do país. Contudo, continua a ser das mais baixas. A esperança de vida em Portugal cifra-se nos 81,08 anos, enquanto no Centro atinge os 81,23 anos.
Em relação às restantes subregiões do Centro, apenas a Beira Baixa apresenta uma esperança de vida inferior (80,03), enquanto a Região de Coimbra tem a mais elevada (81,58).
O aumento é superior quando se recua uma década. No período entre 2008 e 2019, a esperança média de vida à nascença no Oeste era de 78,79 anos, o que significa que subiu 2,11%.
Em relação à esperança de vida aos 65 anos, a região atinge uma média de 19,17 anos, o que significa que quem atinge os 65 anos, vive, em média, até aos 84,17 anos.
Neste capítulo, a região subiu a esperança de vida da população mais velha em 1,26% em relação ao último período. Apenas no Algarve a subida foi maior, com 1,47%. No entanto, tal como em relação à nascença, a esperança de vida aos 65 anos é mais baixa no Oeste do que a média nacional, de cada região do país, e também de todas as sub-regiões do Centro. A Região de Coimbra e as Beiras e Serra da Estrela têm a maior esperança de vida nesta faixa etária, 20,27 e 20,08 anos.
Em relação à última década, o Oeste subiu 7,8%, o que significa que um cidadão que atinge os 65 anos de idade, vive agora em média mais 1,6 anos.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.