Cerca de meia centena de pessoas juntaram-se, esta quinta-feira de manhã, para contestar o encerramento da Unidade de Saúde dos Rostos (Landal). A acompanhar a população estiveram o presidente da junta, Armando Monteiro, e o deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira, que se comprometeram a tentar encontrar soluções para o problema.
Há vários meses que aquela unidade de saúde não possui médico e há cerca de duas semanas que se encontra encerrada, tendo os utentes que se dirigir aos centros de saúde mais próximos, nomeadamente o de A-dos-Francos. A localidade situa-se a cerca de quatro quilómetros dos Rostos e a população queixa-se que também lá não tem acesso a consultas, tendo muitas das vezes que se dirigir a unidades de saúde mais afastadas ou ao privado.
O presidente da Junta de Freguesia do Landal irá reunir amanhã com a diretora do ACES Oeste Norte, Ana Pisco. Pretende também levar também o assunto à Assembleia Municipal e, se necessário, está disposto a ir à Assembleia da República denunciar a situação. Também o deputado Hugo Oliveira já apresentou, em nome da bancada do PSD, um requerimento à ministra da Saúde, Marta Temido, onde questiona quais as diligências efetuadas para a reabertura da unidade de saúde, se vão ser contratados mais recursos humanos e se será assegurado o normal funcionamento daquele equipamento de saúde.































