Polícias motards trouxeram imagem do Arcanjo S. Rafael da Galiza às Caldas

0
876

A imagem foi levada em procissão da praça 25 de abril até à igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde permanecerá até 11 de setembro

Foi em ambiente de festa que a imagem do Arcanjo São Rafael, pertença dos Polícias Moteros Lagoa de Cospeito – Lugo (Espanha), foi recebida nas Caldas da Rainha no passado domingo, 8 de agosto.
A receção foi organizada pelo Grupo Motard São Rafael, que participou na procissão e depositou a imagem na igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde permanecerá até ao próximo dia 11 de setembro.
Perto de seis dezenas de motards juntaram-se na praça 25 de Abril, onde dispuseram as motos. O andor com o santo foi, depois, transportado por policiais, que se revezaram dois a dois (mantendo sempre as distâncias de segurança), até ao altar da igreja, onde decorreu a eucaristia.
Tendo em conta as restrições impostas pela pandemia, apenas dois elementos do grupo entraram no templo para participar na celebração.
Esta é a terceira vez que a imagem do Arcanjo S. Rafael, criada pelo escultor de Ferrol, Rafael Nadales, está em Portugal. Nas duas primeiras vezes, a imagem do padroeiro dos motociclistas viajou da Galiza até à Nazaré, numa missa em homenagem ao pároco José Fernando, também ele motard (que se encontrava doente) e, posteriormente, pelo 20º aniversário do motoclube de profissionais da PSP. Agora foi trazida pelo polícia motard caldense Rogério Coelho no seguimento da sua visita a Santiago de Compostela, integrado na comitiva da Rota Franciscana da MotoforPeace, uma expedição de 4.050 quilómetros de mota, entre o Vaticano e a cidade do Apóstolo.

Caldas recebe, em setembro, o evento que assinala o 25º aniversário dos grupos motards policiais

Evento em setembro
A imagem de S. Rafael Arcanjo irá participar no XXV aniversário de confraternização dos grupos motards policiais, que decorrerá nas Caldas da Rainha entre os dias 9 e 12 de setembro e incluirá diversas visitas culturais na região (embora limitadas pela pandemia) e uma missa campal junto ao Santuário do Senhor da Pedra.
A cidade das Caldas foi escolhida para assinalar esta data porque foi nesta cidade que nasceu o primeiro motoclube policial, registado na Conservatória e com estatutos próprios, englobando elementos da PSP, GNR, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Polícia Judiciária, embora houvesse “já elementos que se juntavam para confraternizar, mas não havia nada organizado”, lembra Rogério Coelho, sócio fundador deste motoclube. Mais tarde houve outros motoclubes que acabaram por se legalizar, entre eles o dos profissionais da PSP, do qual o polícia caldense é também sócio e presidente.
Este ano, o polícia motard decidiu fazer um “convívio com todos quantos, ao longo destes 25 anos, têm feito algo pelo movimento motard policial”, explicou à Gazeta o organizador do evento, que contará com a presença de cerca de duas centenas de amantes das duas rodas. ■

- publicidade -