PJ apreende mais de 200 quilos de cocaína disfarçada em areia para gatos num armazém do Bombarral

0
1847

Uma operação da Polícia Judiciária (PJ) permitiu apreender, esta quarta-feira, mais de 200 quilos de cocaína dissimulada em areia para gatos, durante uma ação realizada num armazém no Bombarral, onde dois homens foram detidos em flagrante delito.

A operação, conduzida pela Diretoria do Norte da PJ em articulação com as autoridades aduaneiras espanholas, resultou de uma investigação iniciada em abril, centrada numa empresa sedeada em Gondomar que importava toneladas de areia sanitária para gatos a partir do Brasil.

Apesar de o destino declarado da carga ser o terminal do Freixieiro, em Matosinhos, o contentor foi descarregado em Vigo, Espanha, o que levantou suspeitas às autoridades locais. Após exames realizados em solo espanhol, foi detetada cocaína “num dos vários sacos testados”, refere a PJ em comunicado.

- publicidade -

A mercadoria, composta por mais de 25 toneladas de areia, foi depois monitorizada até ao Bombarral, onde seria descarregada. Foi nesse momento que a PJ interveio, detendo dois homens, de 48 e 50 anos, “suspeitos de serem os destinatários da carga e pertencerem a uma rede internacional de tráfico de estupefacientes”.

Segundo a Polícia Judiciária, a cocaína encontrava-se impregnada na areia, exigindo depois um processo de filtragem para determinar a quantidade exata da droga. Ainda assim, “estima-se que a quantidade de cocaína agora apreendida será superior a 200 quilos”, adianta o comunicado.

Um dos detidos, residente em Oeiras, tem já “vasto registo criminal e policial, há muito investigado pela prática deste e de outros tipos de crime”. Ambos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.

- publicidade -