Pintura de fachada na Praça causa indignação

0
1906

antesFOTO_DR depoisA Câmara das Caldas da Rainha vai obrigar a empresa OralMed a repintar a sua fachada, num edifício na Praça da República, depois de esta ter utilizado uma cor que não tinha sido autorizada.
Segundo o presidente da autarquia, Tinta Ferreira, a empresa tinha solicitado, em 2011, autorização para pintar a fachada, mas o pedido de alteração da cor referia que esta ficaria branca e os contornos das janelas a cinzento. O pedido foi aprovado, após parecer positivo da Direcção Geral do Património, uma vez que este está localizado na zona histórica das Caldas.
Foi com surpresa que o próprio presidente da Câmara se deparou com a cor utilizada (um azul que faz parte do logotipo da clínica dentária), numa intervenção realizada durante o fim-de-semana prolongado no início deste mês. “Foi desagradável passar ali no feriado e perceber que aquilo tinha sido feito durante o fim-de-semana”, comentou Tinta Ferreira à Gazeta das Caldas.
A cor utilizada para a pintura da fachada causou muita indignação entre a população e o tema foi bastante discutido nas redes sociais. Os responsáveis de uma empresa de design que está instalada no primeiro andar do edifício (Mini Designers Studio) lançaram uma mensagem de alerta para a situação, com imagens que comparavam o antes e o depois da intervenção. “Os ‘minidesigners studio’, mesmo trabalhando neste edifício, não foram avisados destas alterações das quais discordamos”, referiu Ricardo Fonseca, que considera “completamente descabidas as cores utilizadas”.
Como o que está executado não corresponde ao projecto aprovado na autarquia, a execução da obra foi embargada e os proprietários foram notificados para fazerem a rectificação necessária. Para além disso será aberto um processo de contra-ordenação que poderá levar a uma multa.
O nosso jornal contactou a OralMed que se mostrou disponível para explicar o que tinha sido feito, mas até ao fecho desta edição estavam ainda a reunir a documentação necessária para responder às nossas perguntas.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -