
No dia em que assinalou o 82º aniversário, a SIR “Os Pimpões” anunciou o lançamento do programa de envelhecimento activo que tem como parceiros as autarquias locais e ACeS Oeste Norte
A assinatura do protocolo entre a Câmara e os Pimpões que formalizou o programa Seniores+ foi um dos pontos altos da noite do passado sábado, nos festejos do 82º aniversário da associação.
O programa é dirigido a pessoas com mais de 55 anos de idade e tem como missão prevenir a doença e promover a saúde da população sénior através da prática regular de exercício físico.
Susana Chust, presidente da colectividade, nota que a prática desportiva está acessível na cidade, mas não o estava nas freguesias rurais e esse é o grande público alvo deste programa, que além da Câmara das Caldas e das juntas de freguesia, tem ainda como parceiro o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte.
“A pessoa dirige-se ao médico, que vai recomendar que se inscreve na junta de freguesia. É agendada uma avaliação da capacidade e das necessidades da pessoa, que depois é encaminhada para a actividade física adequada”, explica Susana Chust. O exercício, que será realizado preferencialmente no período da manhã, é monitorizado por profissionais devidamente credenciados. Nos locais onde já existe ginástica sénior, os profissionais serão convidados a integrar o programa. “Os Pimpões é a entidade que coordena o programa, mas estamos abertos a que outras associações e entidades possam ser parceiras”, acrescenta. O programa Seniores+ vai entrar agora na fase de promoção, com a realização de diversas acções. A fase de implementação será em Setembro, com o arranque das actividades.
UM CLUBE ECLÉTICO
A festa de aniversário juntou todas as modalidades do clube numa cerimónia que durou cerca de 3 horas no Pavilhão da Mata.
Todas as secções – fitness, escola vocacional de dança, natação, triatlo, basquetebol, karaté e patinagem artística – fizeram uma apresentação perante uma plateia repleta, em forma de coreografia. As modalidades com vertente de competição atribuíram os habituais prémios Pimpão, que homenageiam quem mais se destacou. Já a direcção distinguiu Carla Ferreira e Inês Faria pela dedicação ao clube. No final da festa, todos os atletas se juntaram na quadra para uma coreografia final cheia de cor e alegria. “Somos um clube bastante eclético. Temos dificuldade em mostrar na nossa sede tudo o que fazemos, por isso conseguir juntar aqui toda a gente é muito especial”, sublinhou Susana Chust.






























