Pimpões acolheu festa de Natal da Universidade Sénior

0
609
Gazeta das Caldas
O espectáculo contou com momentos de música e de dança

Decorreu a 15 de Dezembro, nos Pimpões, a tradicional Festa de Natal da Universidade Sénior. Depois das actuações, a vereadora Maria da Conceição Pereira deu a conhecer que a escola vai assinalar o seu 10º aniversário com a publicação de um livro e que as actividades da escola se vão prolongar até Julho, encurtando as férias dos seniores. Para aquele mês estão previstas visitas de estudo, workshops e caminhadas.

Os alunos cantaram, dançaram, representaram e declamaram poesia. Durante a actuação foram passadas também fotografias e vídeos realizados pelos seniores que frequentam aquelas disciplinas.
Houve momentos relacionados com o Francês e o Inglês, além de terem actuado o Grupo Coral e o Grupo de Cavaquinhos daquela escola.
Segundo a vereadora Maria da Conceição Pereira, que também preside à direcção da Universidade Sénior, actualmente esta escola lecciona 28 disciplinas e possui 370 alunos.
A festa natalícia assinalou o final do primeiro trimestre. Segundo a autarca, este está a ser um ano muito participado e conta com elevado número de alunos a várias disciplinas, incluindo as novas deste ano lectivo relacionadas com as áreas do Ambiente e da Geografia.
Após o espectáculo, os convivas dirigiram-se às instalações da escola onde os estudantes preparam, tal como já é tradição, uma exposição com trabalhos realizados nas várias disciplinas. Patentes estão obras de cerâmica, artes decorativas e de vários tipos de lavores. Também na escola decorreu o lanche-convívio que contou com música ao vivo e troca de prendas.

- publicidade -

Um livro para assinalar primeira década

A vereadora da Cultura anunciou durante a festa que a Universidade Sénior terá a responsabilidade de organizar de novo o Festival das Artes, em parceria com a Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), e que reuniu centenas de seniores de escolas de todo o país.
Em 2018 a instituição vai celebrar o seu 10º aniversário, que servirá de pretexto para publicar um livro que vai reflectir o que é a identidade daquela escola e o seu papel no que diz respeito ao envelhecimento activo.
“Também vamos abrir uma academia Senior de Verão proporcionando actividades aos alunos durante o mês de Julho”, afirmou a autarca, acrescentando que se fará uma aposta em actividades ao ar livre, desde visitas, workshops, caminhadas e peddypapers, fora de portas da escola.
“O projecto da universidade é autosuficiente”, afirmou Maria da Conceição Pereira, dando a conhecer que esta entidade tem um orçamento anual na casa dos 60 mil euros. “A Câmara não transfere nenhum subsídio. Cede o espaço e assegura água e luz, tal como a outras associações que ali se encontram sediadas”, disse a vereadora.

- publicidade -