
Entre os dias 19 e 24 de Março decorreu nos Pimpões a Festa da Francofonia, promovida pela escola caldense da Alliance Française. Este evento, que tem como objectivo reunir anualmente francófonos e francófilos, contou este ano com a exibição de filmes oriundos de França, Luxemburgo e da Suíça.
No dia 19 de Março, a cerimónia de abertura decorreu em ambiente de festa, com um programa marcado pela diversidade cultural, em actuações musicais, de expressão corporal e de dança pelos alunos que estudam francês nesta região.
A festa iniciou-se com a actuação da orquestra da Academia de Música de Óbidos. Seguiram-se actuações várias, sempre em francês, e uma apresentação de dança do ventre, recordando que há vários países árabes francófonos e francófilos.
Ao longo da cerimónia de abertura, vários estudantes entoaram canções e alguns até acompanharam com os seus próprios instrumentos musicais.
“É muito estimulante ver jovens a cantar em francês, não só músicas dos anos 70, mas também canções actuais que os próprios adoptaram nesta língua”, disse Maria do Carmo Brandão, a directora da Alliance Française das Caldas.
Entre os dias 19 e 24 de Abril cerca de 700 alunos de várias escolas da região – Secundária Raul Proença, da Josefa de Óbidos e das escolas secundárias de Peniche e do Bombarral – assistiram aos filmes Réfractaire, de Nicolas Steil (um drama histórico do Luxemburgo),Titeuf le film de Zep (animação suíça) e Toi et Moi, de Julie Lopez–Curval (uma comédia dramática francesa).
Maria do Carmo Brandão considerou que a Festa da Francofonia de 2012 foi “um sucesso” e recordou que esta é uma celebração internacional que decorre em simultâneo por todo o mundo francófono. Esta celebração une 75 estados e governos através da língua gaulesa, que conta com 220 milhões de falantes.
Em Portugal houve comemorações em Lisboa, Porto, Coimbra, Guimarães, Caldas da Rainha e Vila Nova de Gaia.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























