Petição dos utentes do Hospital de Alcobaça debatida hoje no Parlamento

0
584

Está marcada para a manhã de hoje, 15 de Janeiro, a discussão na Assembleia da República da petição promovida pela Comissão de Utentes de Saúde dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré. Entregue no passado mês de Abril, a petição reuniu 9.347 assinaturas em defesa da manutenção em actividade plena do Hospital de Alcobaça e do encaminhamento dos doentes desta unidade para o centro Hospitalar de Leiria.
O documento foi entregue na mesma altura que as petições das comissões de Torres Vedras e Caldas da Rainha, já debatidas em plenário no final de Julho. Mas a sua discussão acabou por ser atrasada porque “as autarquias de Alcobaça e Nazaré não responderam aos pedidos de pereceres”, explicou no final de 2012 a deputada relatora da petição Maria Conceição Pereira, admitindo avançar com a discussão mesmo sem os pareceres das autarquias, o que acabou mesmo por acontecer.
A única resposta que chegou à Assembleia da República foi a do Ministério da Saúde, onde se reafirma a necessidade de “reorganização funcional dos serviços clínicos e dos serviços de apoio com vista à obtenção de ganhos de eficiência, decisivos para assegurar a sustentabilidade financeira a curto e médio prazo”. Uma reorganização que “deve privilegiar o interesse do doente e a eficiência clínica”.
O debate da petição está agendado para a sessão da manhã, a partir das 10h00. Na galeria da Assembleia da República estarão dezenas de populares cuja deslocação a Lisboa foi promovida pela Comissão de Utentes de Saúde dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, num autocarro disponibilizado pela Câmara de Alcobaça. O debate pode ainda ser acompanhado pela televisão, na ARTV – Canal Parlamento, agora disponível também em canal aberto.
Isabel Granada, da comissão de utentes, acredita que “esta pode ser a altura certa” para o debate da petição no Parlamento, uma vez que está em curso a reorganização dos cuidados hospitalares e o Conselho de Administração do novo Centro Hospitalar do Oeste tem até Março para decidir as alterações que serão levadas a cabo em cada unidade hospitalar.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -