Período crítico de incêndios prolongado até fim de Outubro

0
740

O governo decidiu prolongar o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios até 31 de Outubro, devido às condições meteorológicas que se fazem sentir no país e que aumentam o risco de fogos florestais.
O período habitual da época de fogos é até 30 de Setembro, mas já antes tinha sido prolongado até 15 de Outubro.

O comandante dos bombeiros das Caldas, José António, aplaude esta decisão porque “quase todos os dias aparecem pequenos incêndios” que poderiam tornar-se grandes, se não continuassem a estar nos quartéis as equipas de combates a incêndios.
“Temos sempre disponível uma equipa de cinco elementos, o que permite atacar de imediato qualquer foco de incêndio e assim evitar danos maiores”, explicou.
Ao contrário do que é habitual, os maiores incêndios no concelho este ano foram em Outubro.
Com o prolongamento do período crítico, mantêm-se também as medidas de carácter preventivo. Até 30 de 31 de Outubro é proibido realizar queimadas, (o uso do fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho), realizar fogueiras e lançar foguetes.
Nos espaços florestais não é permitido fumar ou fazer lume de qualquer tipo no seu interior ou nas vias que os delimitam ou os atravessam.
Em todos os espaços rurais, a utilização de fogo de artifício está sujeita a autorização prévia da respectiva câmara municipal.
O não cumprimento destas normas constitui contraordenação punível com coima de 140 a cinco mil euros, no caso de pessoas singulares, ou de 800 a 60 mil euros, no caso de pessoas coletivas.

 

- publicidade -