Pereira da Silva foi homenageado no Monte Horeb

0
718

notícias das CaldasDecorreu a 4 de Setembro, no Centro Cultural e Restaurante Monte Horeb o almoço de homenagem ao caldense centenário, Joaquim Pereira da Silva.
Em volta do autor de vários projectos como a transformação da sede do Montepio em casa de saúde, o Café Pópulos, a Igreja da Foz ou o Colégio Ramalho Ortigão reuniram-se três dezenas de amigos, de várias idades, da Foz e das Caldas da Rainha.

Para o anfitrião, Narana Coissoró, esta foi “uma festa de confraternização com um amigo mais velho com quem nos habituámos a aprender”. Considera que este autor é um homem “muito culto e sabedor da História, da região e da Lagoa de Óbidos”. Acrescentou ainda que Joaquim Pereira da Silva possui “uma memória muito viva que lhe foi passada pelos seus antepassados”. Ainda agora partilhou com ele pormenores das lutas liberais que lhe foram transmitidas pelo seu pai e avô.
Narana Coissoró referiu ainda a vida muito activa que Pereira da Silva teve e acha que são necessárias pessoas como este caldense “para nos servir de exemplo”. Espera voltar a reunir os amigos “quando Pereira da Silva completar 110 anos!”.
Para a anfitriã, Teresa Brandão, Pereira da Silva “é e foi sempre um grande companheiro de muitos anos e de muitas lutas”, disse referindo-se, por exemplo, à acção pela Lagoa.
No final  do almoço convívio, amigos de Pereira da Silva, arquitectos, proferiram palavras de amizade e de homenagem à vida activa do caldense. Todos sublinharam a sua vida de trabalho e também o seu amor a causas como a defesa do ecossistema desta região.
“Não tenho dotes retóricos, valho mais por aquilo que faço do que por aquilo que digo….”, disse Joaquim Pereira da Silva, no final da refeição. O homenageado que está perto de completar 102 anos de vida contou à Gazeta das Caldas, que este almoço com amigos “foi muito bom” e o melhor foi mesmo “o convívio”.

- publicidade -

 

- publicidade -