Instalada num pequeno moinho, o espaço tem por objetivo promover a troca e partilha de livros entre a população
Na Praça Dr. Azeredo Perdigão, mesmo em frente da Junta de Freguesia da Amoreira, existe agora um pequeno moinho cheio de livros. A obra é de Luís Leonardo, um carpinteiro da terra e alberga a “Little Free Library” da localidade, a terceira a ser implementada no concelho de Óbidos, depois da Sancheira Grande e do Vau, e que foi inaugurada no passado dia 19 de agosto.
A pequena biblioteca possui uma seleção de livros de várias temáticas e direcionadas a públicos de várias idades. Os mais novos têm à sua disposição, entre outras, as obras “Jacó e o papagaio de papel”, do escritor António Rodrigues, residente na Amoreira, e a “Borboleta Bombeira”, escrita pelos infantes e bombeiros de Óbidos. Há ainda exemplares do livro “Sentir Amoreira” e outros relacionados com os moinhos, uma marca identitária daquela freguesia.
“Tentámos ter algumas publicações que remetessem para a esta área. alguns deles oferecidos, até porque a pequena biblioteca fica situada no local onde começa a rota dos moinhos”, explicou a presidente da Junta de Freguesia, Vanessa Rolim, acrescentando que há também a possibilidade de visita a um moinho que se encontra recuperado.
A autarca explicou ainda que este “moinho do saber” irá integrar a biblioteca pública, que deverá abrir portas em inícios de setembro nas instalações da antiga escola primária.
Também presente na inauguração, a mentora da dinamização do projeto “Little Free Library” no concelho (com a instalação da Sancha a partir do complexo escolar do Alvito), a professora Ângela Oliveira, partilhou a experiência positiva da pequena biblioteca na Sancheira Grande, que “é utilizada por muita gente”. Explicou ainda que está prevista a criação de mais uma biblioteca, desta feita ligada à ecologia e a instalar no Complexo Escolar do Alvito.
A valorização do património e da leitura foi destacada pelos vereadores Margarida Reis e José Pereira, que esperam que a população venha a usufruir dos livros que tem à sua disposição.
Esta será a décima biblioteca criada em Portugal no âmbito da rede internacional Little Free Library, que contempla já perto de 90 países. Este projeto internacional recebeu, em 2020, o prémio Mundial de Literacia e tem por objetivo promover a troca e partilha de livros, disponibilizados em pequenas caixas personalizadas. ■






























