Peniche reforça serviços de apoio às famílias dos estudantes

0
389
Os alunos têm uma oferta variada de AEC complementar às aulas

Entre as novidades para este ano letivo estão a oferta de acolhimento e prolongamento no pré-escolar e primeiro ciclo.

No concelho de Peniche há 3588 alunos inscritos no ano letivo que agora co-meça. Destes, 386 frequentam o pré-escolar, 1042 estão no primeiro ciclo, 506 no segundo ciclo e 895 no terceiro ciclo. O secundário é frequentado por 630 alunos no ensino diurno e mais 129 no ensino noturno. Quando comparado com há uma década, é possível verificar que os dados, entre o segundo ciclo e o ensino secundário não têm variado muito, ainda que o número de estudantes atualmente seja ligeiramente superior.
De acordo com a autarquia, no ano letivo de 2012/13 o segundo ciclo era frequentado por 536 alunos, o terceiro ciclo por 932 e o secundário por 605 estudantes.
Entre as novidades neste novo ano escolar em Peniche estão, ao nível dos serviços de apoio à família, a oferta de acolhimento e prolongamento no pré-escolar e no primeiro ciclo, assim como a existência de um roteiro de recursos educativos, que reúne o portefólio de atividades dinamizadas em diferentes divisões, unidades e núcleos dos serviços municipais, associações e outras entidades, dirigidas à comunidade educativa.
Estão previstas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) “+Mar”, que incide nos domínios artístico, científico, ligação ao meio/cidadania e tecnológico, com uma duração semanal de 180 minutos; e também “+Brincar”, esta no âmbito lúdico e desportivo, e com uma duração semanal de 120 minutos. Estão também previstos para este ano letivo projetos no âmbito da sustentabilidade e clubes Ciência Viva e formação no âmbito da Reserva da Biosfera das Berlengas e do Aspiring Geoparque Oeste, neste último caso para docentes, educadores e técnicos das AEC.
Nos próximos dias 21 e 22 de setembro, irá decorrer a receção de docentes e educadores, no auditório do edifício cultural de Peniche, com o objetivo de refletirem sobre os desafios da educação nesse município, conhecer o território educativo, sensibilizar para as suas potencialidades e partilhar experiências, conhecimentos e projetos. Haverá ainda uma visita guiada pelo património histórico e cultural da cidade.
A Gazeta das Caldas solicitou, também, informações sobre o número de alunos que frequentam os diversos graus de ensino nos municípios da Nazaré, Alcobaça, Bombarral e Cadaval, mas não obteve respostas até ao fecho da edição.

- publicidade -