Desde quarta-feira, 1 de Setembro, que 50 jovens de todo o país, com idades entre os 15 e os 18 anos, estão em Peniche para participar em experiências em áreas ligadas ao mar, do surf à pesca. O programa Tanto Mar visa despertar as novas gerações para o valor estratégico do mar.
Até 7 de Setembro os participantes vão ter um programa recheado de actividades. No primeiro dia, na passada quarta-feira, estava prevista uma visita à fortaleza de Peniche para conhecerem, entre outras coisas, a história do naufrágio do San Pedro Alcântara e os achados da arqueologia sub-aquática.
Ontem, dia 2 de Setembro, terão observado a operação de um ROV (robot submarino) de pesquisa oceanográfica e tomaram contacto com os trabalhos para a extensão da plataforma continental.
Hoje vão poder conhecer melhor a Berlenga com baptismo de mergulho, passeio de kayak, coastwatch Berlenga e visita ao farol.
O dia 5 de Setembro será passado na escola de surf na praia do Baleal e no dia seguinte mergulharão nas actividades laboratoriais relacionadas com a biotecnologia marinha, como a aquacultura ou a restauração, na Escola Superior de Tecnologias do Mar (ESTM).
O último dia será passado numa traineira de pesca.
Os participantes, vencedores de um concurso de blogues sobre o Mar, ficarão alojados na Casa Municipal da Juventude, em Peniche.
A organização deste evento está a cargo de uma parceria entre a revista Forum Estudante, a Câmara de Peniche e a ESTM, com o patrocínio da Secretaria de Estado da Defesa Nacional e Assuntos do Mar, da CGD e da Rip Curl.






























