Em Peniche há um projecto para uma expedição científica que vai dar a volta ao mundo

0
1174
Gazeta das Caldas
A rota prevista para o projecto Marborealis

É na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, que está sediada a Associação David Melgueiro, que pretende em 2018 realizar uma volta ao mundo num veleiro com o objectivo de fazer investigação científica nos oceanos.

O projecto é liderado por José Mesquita, comandante da Marinha Mercante, agora reformado, que quer levar consigo jovens cientistas e jornalistas que farão algumas partes da viagem.
Marborealis, assim se designa a expedição científica que se pretende realizar no próximo ano, num projecto da Associação David Melgueiro. A viagem deverá durar dois anos e inclui a passagem por 50 portos de 27 países numa circum-navegação através do Atlântico, Índico, Pacífico e Ártico.
Servirá para fazer recolha de informação e pesquisa que permitirá aos cientistas, por exemplo, antecipar os fenómenos extremos. Isto porque é necessário cada vez mais tentar prever os ciclones, tsunamis, tufões e as trombas de água, tudo fenómenos que estão relacionados com o clima.
“É inegável que os oceanos estão doentes e é preciso diagnosticá-los”, disse à Gazeta das Caldas o comandante José Mesquita, líder desta missão.

Inspirada nos Descobrimentos

- publicidade -

Mas para se fazerem ao mar, primeiro é preciso adquirir o navio “que já foi identificado e que neste momento se encontra à venda em Espanha”, contou José Mesquita. Trata-se de um veleiro, de 24 metros, que custa 400 mil euros e será ainda adaptado para se transformar num navio de investigação oceanográfico.

- publicidade -