O Município de Peniche está a desenvolver um conjunto de ações destinados ao público mais novo, no âmbito da estratégia municipal de promoção da sensibilização ambiental. A autarquia ofereceu a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância um livro de história, intitulado “A vida dos Resíduos – Peniche, um concelho + limpo”, que visa sensibilizar as crianças e as famílias a adotar comportamentos responsáveis e ambientalmente conscientes.
Mark Ministro, vereador da Câmara Municipal e responsável pelo Pelouro da Educação, refere que “as crianças estão cada vez mais sensibilizadas para os temas da reciclagem do papel e cartão, plástico e metal e vidro, o que é muito importante na sua educação cívica e ambiental e terá impacto nos seus hábitos do dia-a-dia. Foi bom poder conversar com eles e elas também sobre outras formas de tratamento de resíduos que normalmente não são abordadas, como a compostagem e a recolha de monstros domésticos”.
O plano de sensibilização ambiental e educação para a cidadania, que decorrerá até ao final do ano letivo, dinamizará atividades, como a distribuição de outras publicações, com o objetivo de despertar o interesse dos mais novos para estes temas, a importância do respeito pelos animais, entre outras.
Henrique Bertino, Presidente desta Câmara Municipal defende ”um concelho mais limpo e aprazível para quem aqui reside e para os visitantes”, pelo que “a estratégia passa pela sensibilização dos mais pequenos. A mensagem desta publicação visa transmitir de forma lúdica a importância de, em conjunto, contribuirmos para um planeta melhor”.































