Uma delegação da Associação para o Desenvolvimento de Peniche (ADEPE) deslocou-se, recentemente, à Galiza, para tomar contacto com alguns dos projetos dinamizados pela congénere GALP Seo Fisterra Muros-Nóia.
Em comunicado, a ADEPE salienta que, durante a visita, a comitiva documentou-se sobre iniciativas de valorização do território e dos produtos locais, em particular os projetos “Mar Galaica Turismo Mariñeiro” (rota turística de promoção da cultura marítima) e “Km Zero” (marca que reconhece os restaurantes que privilegiam os produtos locais, obtidos por métodos artesanais e sustentáveis).
No âmbito do projeto “Mar Galaica”, o foco incidiu particularmente sobre a “Rota dos Faróis”, cujo modelo de promoção do território serve de caso de estudo para a implementação do projeto “Pharos – Guardiões do Mar”, desenvolvido pela ADEPE.
Na opinião de Joaquim Pequicho, presidente da associação, a visita “revelou-se de enorme interesse” para o projeto “Pharos”. “Não só constatámos, a partir do exemplo galego, a relevância que este tipo de iniciativas tem ao nível da afirmação do território, como também retirámos muitas ideias que poderão acrescentar valor ao projeto”, frisou. Enquanto entidade gestora do Grupo de Ação Local (GAL) Pescas Oeste, a ADEPE canaliza um pacote de apoios financeiros públicos para projetos ligados ao mar e à valorização dos territórios e comunidades da região entre Peniche e Alcobaça, dinamizados por entidades públicas e privadas, tendo em vista a execução da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Costeira.. ■
Peniche: ADEPE visita projetos de comunidades costeiras na Galiza
- publicidade -































