As comemorações do dia do concelho de Óbidos foram culminadas com a inauguração da requalificação do Pavilhão Municipal de Óbidos. A nova cobertura e a construção de uma bancada com 450 lugares sentados são as principais novidades desta sala que, para além da actividade desportiva, reúne agora condições para receber eventos musicais e culturais.
As obras tiveram um custo que rondou os 750 mil euros e foram realizadas em cerca de ano e meio. Anteriormente aquela infra-estrutura, que é de apoio à Escola Secundária Josefa de Óbidos, era composta apenas pela nave central, com uma pequena bancada retráctil, e pelos balneários. Nesta reabilitação foi construída uma bancada por cima dos balneários e alargado o vão da nave central para cerca de 33 metros. A nova cobertura teve em atenção um melhor isolamento térmico e acústico.
Apesar de continuar a servir a prática desportiva dos alunos da escola e dos munícipes, o pavilhão fica preparado para receber eventos desportivos de alta competição, inclusivamente com condições para transmissões televisivas. Segundo o vice-presidente da Câmara, Pedro Félix, a estratégia passa mesmo por divulgar a nova estrutura pelas federações, de modo a atrair competições pontuais.
O vereador com a pasta do desporto referiu na inauguração que foi importante aproveitar a oportunidade criada pela requalificação da escola para dotar o concelho de um pavilhão diferenciador de entre os quatro que o município detém. Pedro Félix observou ainda que essas quatro grandes estruturas já permitiam acolher toda a população do concelho em caso de uma catástrofe.
Para além da mudança drástica na cobertura do edifício, que ainda tinha telhas com amianto, as obras melhoraram de forma significativa as condições para o público. São 450 lugares com cadeira, zona para pessoas com mobilidade reduzida e acesso por escada ou elevador. Na zona das bancadas existe um lounge que permite realizar recepções ou outro tipo de evento. A zona é embelezada com imagens gigantes da vila. Tem bar e sanitários. Foram ainda mudados revestimentos, como os pisos.
Humberto Marques, presidente da Câmara de Óbidos, destacou “a determinação” de Pedro Félix para que a obra se realizasse com qualidade e “pouco dinheiro”. Destacou ainda o trabalho dos fiscais da autarquia para que estas e outras obras decorressem sem trabalhos adicionais, “o que é, muitas vezes, inédito em obras públicas”.
A inauguração foi feita com um jogo amigável entre as equipas da União de Amigos do Olho Marinho e do Gaeirense, os dois clubes do concelho actualmente com equipas de futsal de competição.
- publicidade -































