Amanhã, 28 de outubro, realiza-se evento relacionado com o envelhecimento ativo.
A Feira da Saúde Sénior, Viver Mais e Melhor que se realiza amanhã, sexta-feira, no Pavilhão da Mata dirige-se à população sénior e aposta na divulgação das respostas que existem no concelho e que contribuem para um envelhecimento ativo e com qualidade.
O evento decorrerá entre as 10h00 e as 13h00 e as 13h30 e as 17h00, abrange a divulgação de áreas como a saúde e bem-estar, atividade física, segurança na internet e animação.
Ao longo de todo o dia, a cargo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte, vão estar disponíveis avaliações de sobrecarga do cuidador informal e do risco de quedas. O workshop “Fotografia e bem-estar”, desenvolvido pela psicóloga Rosalinda Chaves, do Projeto DESPHOCO, acontece de manhã e à tarde, numa ação que permitirá aos seniores expressar as suas emoções através da fotografia.
Haverá uma série de iniciativas para acompanhar como a palestra dedicada à saúde mental do idoso que decorrerá às 10h30 com a médica Rita Moreira e a enfermeira Teresa Manteigas.
À mesma hora, a professora Patrícia Mendes, da Universidade Sénior, coordena uma aula de dança. Às 11h00, as enfermeiras Graça Rito e Maria José Guedes abordam o tema da “Estimulação cognitiva, uma dinâmica”. Já a professora dos Pimpões, Sofia Bernardino, assegura uma aula de ginástica sénior. Meia-hora depois, a GNR dá uma aula sobre utilização segura da internet na ótica do idoso. À mesma hora, a docente dos Pimpões, Rita Ferreira, garante uma aula de Pilates.
Às 12h00 fala-se de saúde oral na população sénior com Marta Miranda e Susana Fernandes seguida de uma conversa sobre diabetes, HTA e dislipidemia com os médicos Patrícia Oliveira, João Dinis e Dora Ferreira. Às 14h30, aborda-se Arte, Saúde e Emoções com Rosalinda Chaves. Pelas 15h00 há uma caminhada com Fernando Brás e, à mesma hora, a enfermeira Fátima Neves abordá o tema “A sexualidade não tem idade”. Pelas 15h30 está previsto um debate sobre “Segurança e prevenção de quedas” com a médica Ana Maria Rodrigues. Às 16h00, debate-se o Exercício Físico no Envelhecimento com as médicas Carolina Caetano e Catarina Afonso.
A iniciativa, organizada pela Câmara e pelo Projeto CLDS 4G das Caldas, conta com entidades cuja área de intervenção incide na população sénior, nomeadamente IPSS, Universidade Sénior, diferentes serviços de apoio da Câmara (Ação Social, Clube Sénior, Gabinete de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica, Biblioteca , Hospital Termal, Banco Local de Voluntariado, Cartão Municipal do Idoso e o Conselho Municipal de Apoio à Pessoa Idosa), Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS Oeste Norte), forças de segurança (PSP e GNR), Bombeiros e Pimpões. Participam a ETEO, a EHTO, a Associação Alzheimer, a DESPHOCO e a Associação Acompanha. ■































