
A iniciativa visou divulgar a oferta de serviços promotores de um envelhecimento ativo e com qualidade de vida existente no concelho, com trinta entidades públicas e privadas presentes evento.
O Pavilhão da Mata acolheu a primeira edição da Feira da Saúde Sénior “Viver Mais e Melhor”, que teve lugar na passada sexta-feira, dia 28 de outubro. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Projeto CLDS 4G (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) da Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha e da Câmara, que atraiu várias dezenas de idosos para um dia repleto de atividades de âmbito desportivo, educativo, artístico ou gastronómico.
A feira teve como principal destinatário a população sénior e visou divulgar a oferta do município na área social e de serviços no âmbito do envelhecimento ativo e saudável, tendo também promovido a deslocação ao recinto por parte dos seniores, como explicou o presidente da Câmara.
“Este ano será o primeiro passo para realmente fazermos algo mais elaborado num futuro próximo, assim também a saúde o permita, porque esta [feira] já tem sido adiada há algum tempo por causa das questões de saúde”, confessou Vítor Marques.
A ideia partiu do Projeto CLDS 4G da Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha e foi acolhida de braços abertos pelo executivo municipal, tendo atraído mais de uma centena de idosos dos lares e centros de dia do concelho, que participaram animadamente nas diversas atividades.
De resto, foi com muito agrado que Catarina Carvalho, do projeto CLDS 4G da SCMCR, observou a meta cumprida com a iniciativa: “Proporcionar um bom momento aos nossos idosos”.
Com efeito, houve uma oferta diversificada de atividades e de serviços ao longo do dia, como massagens às mãos e lombares a cargo do Hospital Termal e dos alunos do curso de Técnico de Massagem de Estética e Bem-Estar da Escola Técnica e Empresarial do Oeste (ETEO), respetivamente, ou atividades de estimulação cognitiva através de um atelier de pinturas sobre as emoções também dinamizado pela ETEO, cuja trupe dos “Animalhaços” andou a alegrar o evento, montada em andas.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) promoveu uma degustação de snacks saudáveis, para dar a conhecer opções mais amigas da saúde aos mais idosos do concelho.
A prática desportiva também foi encorajada, com uma aula de zumba oferecida pela Universidade Sénior em parceria com a SIR “Os Pimpões”, que também promoveu uma aula de Ginástica Sénior e outra de Pilates, no âmbito do programa municipal “Seniores+”.
E a componente educativa não foi esquecida, tendo decorrido, ao longo do dia, um total de sete palestras sobre temas como a saúde mental, saúde oral, utilização segura da internet na ótica do idoso, “Arte, Saúde e Emoções”, sexualidade na velhice, segurança e prevenção de quedas e, por fim, exercício físico no envelhecimento.
Estiveram presentes dez IPSS do concelho (entre as 17 convidadas) e várias entidades de âmbito social do Município, como a Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha, com informação e recomendações literárias, entidade que tem promovido diversas atividades direcionadas ao público mais velho em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, como o Ciclo de Cinema Sénior e as Leituras Partilhadas; o Clube Sénior; o Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica (GAVVD); as Ajudas Técnicas; o Banco Local de Voluntariado (BLV) ou o Cartão Municipal do Idoso (CMI).
Participaram ainda na Feira da Saúde Sénior das Caldas o ACeS Oeste/Norte, UCC – Caldas da Rainha-Óbidos e USP Zé Povinho, a Associação Acompanha – Centro de Rastreio Comunitário – Equipa de Rua, a Associação Alzheimer Portugal, a Desphoco Fotografia, que promoveu uma palestra sobre a fotografia na promoção da saúde mental, além da GNR, PSP, os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha e a Universidade Sénior Rainha D. Leonor, que apresentou a sua turma de cavaquinhos e cuja caminhada acabou por não se concretizar devido às condições climáticas.






























