Paul de Tornada deverá integrar a Rede Natura2000

0
1274

No dia em que a Reserva Natural Local do Paul de Tornada comemorou o 8º aniversário foi anunciado que este local deverá integrar a Rede Natura2000, que ajudará a promover este activo ambiental na Europa. Em clima de festa, falou-se também do aumento de visitantes que os observatórios de aves proporcionaram e foi inaugurada uma exposição de ilustração científica. Estudos estatísticos, investigação, formações em diversas áreas, saídas de campo, campos de férias e a criação de um vídeo promocional do Paul, são alguns dos planos em curso.

- publicidade -

O Paul de Tornada é um activo ambiental do concelho das Caldas. Depois da recuperação que permitiu salvar aquele espaço da poluição e devolver-lhe vida, foram criadas infraestruturas de suporte à reserva natural, que têm levado a um aumento do número de visitantes.
Além do turismo científico (especialmente na observação de aves), há muitas visitas de famílias e de escolas que ali vêem um exemplo de sustentabilidade ambiental e uma referência em termos de vida animal livre.
Os números ainda não estão fechados, mas entre Setembro de 2016 e Julho de 2017 passaram pela reserva cerca de 11 mil crianças em visitas com escolas.
Marlene Marques, presidente do GEOTA, esclareceu que a candidatura à rede Natura2000 começou há três anos e que deverá ser apresentada brevemente.
A ideia é promover a nível europeu um espaço que serviu de inspiração a artistas como Bordallo Pinheiro e José Malhoa e que pode ser visitado em diferentes alturas do ano. O avançar das estações no Paul é, em si mesmo, um espectáculo de cores e sons distintos.
Ali têm sido desenvolvidas várias formações. Apicultura sustentável, ilustração científica e desenho de natureza e fotografia de natureza são áreas que têm vindo a ser exploradas.
Nos meses de Julho e Agosto realizam-se caminhadas de quatro quilómetros no Paul, bem como saídas de campo, campos de férias e a presença na Feira dos Frutos.
“Os investimentos desde o Proder têm como objectivo devolver o Paul à população”, esclareceu Marlene Marques, que sugeriu ainda que é importante “recolher as histórias deste espaço”.
Rita Ramos, presidente da Associação PATO, disse que está a ser feito um estudo estatístico em relação às visitas nos últimos três anos, que deverá ser apresentado em breve.
Já Hugo Oliveira, vice-presidente da Câmara e presidente da Comissão Directiva da Reserva Natural Local das Caldas, informou que será feito um vídeo curto de divulgação do Paul para as redes sociais. Pretende promover turisticamente a reserva natural sem nunca pôr em causa os ecossistemas existentes.

Câmaras filmam lontras

Cerca de 30 pessoas de diferentes gerações marcaram presença na sessão comemorativa do 8º aniversário da Reserva Natural Local do Paul de Tornada.  A sessão começou com uma mostra da diversidade e as rotinas da reserva, através de fotografias captadas por máquinas com sensor de movimento (como por exemplo, uma garça-real com um peixe na boca).
A colocação das câmaras foi um dos mais recentes investimentos e permitiu, por exemplo, filmar as lontras na seu habitat, que se sabia que existiam pelos vestígios que deixavam.
Ainda no aniversário foi inaugurada a exposição de ilustração científica de Marco Correia Nunes, professor da ESAD que desenvolveu um curso desta área e de desenho de Natureza no Paul. Os trabalhos dos alunos estão, também eles, expostos, assim como os de Irina Tarasova, aluna da ESAD que estagiou no centro ecológico e educativo do Paul e que desenvolveu várias ilustrações para divulgação do mesmo.
O mural da casa em frente ao centro educativo também está novamente em andamento. A ideia é que todos os anos os alunos do curso possam escolher uma espécie entre as que existem no Paul e a pintem na parede.
Em dia de aniversário foram também descerradas duas placas à entrada do Paul, uma da Reserva Natural Local e outra do Centro Ecológico e Educativo, e cantaram-se os parabéns, com um bolo decorado com uma ilustração daquele espaço e um chá do Paul.

Noticias das Caldas
Rita Ramos, presidente da Associação PATO e Marlene Marques, presidente da GEOTA | I.V.Edição
- publicidade -