Já tiveram início as obras de requalificação do cordão dunar (passadiços) de S. Martinho do Porto. Os trabalhos estão a cargo da autarquia de Alcobaça mediante um protocolo estabelecido com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Esta intervenção resulta do protocolo celebrado entre estas entidades em 2020, para se avançar com esta obra, cujo orçamento se estima em 200 mil euros. No âmbito do referido protocolo, está previsto o financiamento de 50% do valor total da intervenção por parte da APA, cabendo ao município, para além do restante financiamento do valor total da intervenção, a elaboração do projeto e execução dos procedimentos administrativos e de contratação pública, e demais ações processuais que lhe competem como dono da obra.
Por forma a acelerar o processo de requalificação, a autarquia já procedeu à remoção das sulipas e madeiras velhas degradadas pela subida das marés da baía. “É de todo o interesse da autarquia solucionar definitivamente esta questão para qual nos manifestámos por diversas vezes disponíveis para colaborar”, refere a vice-presidente da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, em nota de imprensa.
Esta intervenção prevê a sobrelevação dos troços do passadiço e na relocalização do troço localizado mais a sul, contribuindo para a recuperação e conservação do cordão dunar da praia de S. Martinho do Porto. Com esta requalificação serão melhorados os acessos à praia, aos vários concessionários, a Salir do Porto e à Marginal, mantendo separadas as zonas utilizáveis para manutenção física, para passeios e contemplação da paisagem, das zonas sensíveis a proteger e a recuperar.































