O programa de animação de verão 2010 da Câmara tem este ano um investimento mais reduzido que os anos anteriores, fruto da contenção financeira. A aposta passa por uma parceria com os empresários Paulo Pessoa de Carvalho e Manuel Moura Santos, que organizaram diversos espectáculos com artistas nacionais na Praça de Touros caldense.
O Verão Foz contará este ano apenas com três festas: a tradicional Festa Branca, a Festa da Cerveja e Remember the 80´s & 90’s, que se realizarão no Beach Lounge, na zona da Lagoa.
“Música na Praça” intitula o projecto que trará às Caldas, entre os dias 4 e 6 de Agosto, a fadista Carminho, Jorge Palma, os Ciganos de Ouro, os vencedores da última edição dos Ídolos, Filipe e Diana e JimDungo. A iniciativa é privada, dos empresários Paulo Pessoa de Carvalho e Manuel Moura Santos e tem por objectivo dinamizar a Praça de Touros com iniciativas de cariz cultural.
Na apresentação pública da animação de verão, Manuel Moura Santos referiu que as autarquias são o principal comprador de espectáculos em Portugal e que, face à recessão que o país atravessa, cabe às entidades privadas “promover, arriscar e apresentar soluções que possam ter o contributo das Câmaras”. Foi o que aconteceu nas Caldas em que a autarquia se compromete a comparticipar com 7500 euros, que se traduzem na aquisição de bilhetes, que serão depois distribuídos pelas instituições de solidariedade social para as pessoas mais carenciadas.
Para Fernando Costa esta é uma “boa maneira de ter espectáculos, ficando mais barato para a Câmara, que também acaba por contribuir, ligeiramente, para o seu êxito”.
O empresário Paulo Pessoa de Carvalho, não se mostrou tão optimista, sobretudo depois de saber que a Câmara apenas participa com 7500 euros. “Acho que é curto”, disse, adiantando que os valores que queriam inicialmente duplicavam este montante. Entretanto, devido às contingências financeiras, admitiram andar para a frente com o projecto com uma comparticipação da autarquia na ordem dos 12.500 euros. “Mas depois o senhor presidente cantou-nos o fado das Caldas e aceitámos avançar para o projecto com uma participação um bocadinho mais abaixo”, explicou o empresário caldense, adiantando que os bilhetes têm um custo de cinco euros para o primeiro dia de cartaz, 10 euros para o segundo e 10 euros para o terceiro dia. O bilhete para os três dias custa 20 euros.
Paulo Pessoa de Carvalho garante que o montante estabelecido não põe em causa a realização do espectáculo. “Reduz a probabilidade de sucesso financeiro, mas ai vamos apostar numa maior divulgação para atrair público”, contou, acrescentando que acredita que se esta parceria correr bem, não será a ultima.
Para a fadista Carminho será “um prazer” voltar a actuar nas Caldas, ainda para mais sendo a primeira vez que vai cantar numa praça de touros. “Acho que os concertos de verão ao ar livre têm sempre uma emoção muito grande, são noites muito propícias a que as pessoas se divirtam”, disse a jovem.
Também João Campos, da banda JimDungo, acredita que o espectáculo irá correr muito bem. “Gosto muito do que faço e de animar as pessoas e tenho a certeza que na praça de toiros vai ser uma noite extraordinária”, conta o cantor que já tem uma longa ligação às Caldas, do tempo das Semanas Académicas.
A “música na Praça” tem um investimento que ronda os 65 mil euros.
Menos animação na Foz do Arelho
A animação de verão 2010 começou a semana passada com a iniciativa “Viver as praças e os largos”, que consiste na animação ao ar livre nos principais recintos públicos da cidade.
Haverá uma “animação constante com covers e com acústicos, criando sonoridades interessantes nas ruas da cidade”, disse o vereador Hugo Oliveira, acrescentando que também desafiaram o comércio e as esplanadas a estar abertos durante a noite, de forma a que as pessoas possam circular e ouvir musica pelas ruas no verão.
Este ano o investimento da autarquia na animação de verão está próxima dos 150 mil euros, menos 20% que no ano passado. Fernando Costa justifica que a contenção financeira levou a um corte com as despesas na animação, sobretudo na praia da Foz do Arelho.
Ainda assim, o autarca destacou a realização da Festa Branca, que este ano terá, entre os djs, o Zé Pedro dos Xutos e Pontapés. O Beach Lounge, na zona da Lagoa, será ainda palco da Festa da Cerveja e da Festa Remember the 80´s & 90’s, com a participação da banda Declínios.
O chef de cozinha, Chakal, estará nas Caldas durante a manhã de 21 de Agosto onde, numa cozinha instalada no centro da cidade, irá fazer algumas receitas originais.
O projecto, intitulado “Portugal revisitado” engloba um tour nacional, percorrendo locais emblemáticos de 24 municípios em 12 fins-de-semana para mostrar que os saberes e os sabores andam de mão dada. Desse percurso resultará um livro com 72 novas receitas da cozinha portuguesa, em que as Caldas da Rainha ficará com três novas receitas confeccionadas com ingredientes 100% locais.
De 6 a 15 de Agosto vai realizar-se na Expoeste a Expotur – Festa de Verão, um evento que mostra a gastronomia popular levada a efeito pelas associações e colectividades, juntamente com uma exposição etnográfica e um programa de animação assente na música popular.































