Pão de Açúcar ofereceu 12 mil euros ao Centro de Apoio Social de São Gregório

0
782
Marco Mourão entregou o cheque a Gabriel Teixeira, da direcção do centro | ISAQUE VICENTE

“Oficina dos Traquinas” é um projecto do Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório que tem como objectivo promover competências pessoais e sociais das crianças através de oficinas terapêuticas (musicoterapia, pedo psicologia, psicologia de orientação, yoga, terapia da fala, entre outras). A iniciativa foi escolhida pela Fundação Jumbo para a Juventude, que na passada terça-feira, através do Pão de Açúcar de Caldas da Rainha, lhe atribuiu uma verba de 12 mil euros para a implementação.

Yoga, musicoterapia, pedopsicologia, psicologia de orientação e terapia da fala são apenas alguns dos exemplos de actividades que irão funcionar na “Oficina dos Traquinas” do Centro de Apoio Social da Freguesia de São Gregório. Para o efeito serão criadas duas salas de actividades.

O projecto foi apresentado na passada terça-feira, 10 de Maio, no dia em que recebeu uma importante ajuda do grupo Auchan – detentor do Jumbo – que, através da loja Pão de Açúcar das Caldas, passou um cheque de 12 mil euros para apoiar a iniciativa.
O projecto destina-se às crianças do ATL (entre os três e os 11 anos) e aguarda apenas a aprovação das entidades competentes para que a obra seja começada. Vanessa Sobreiro, directora técnica do centro, disse que as obras vão demorar seis meses, devendo começar a laborar no próximo ano lectivo.
Gabriel Teixeira, da direcção do CASFSG, disse que a entrega deste cheque “incentiva a fazer mais e melhor”. Queremos fazer uma vida cada vez mais simples e melhor, reforçando o nosso lema: “a felicidade não se mede, sente-se”.
Já Marco Mourão, responsável pela loja Pão de Açúcar de Caldas da Rainha, deu a conhecer a fundação, realçando que nos últimos quatro anos já apoiaram 34 projectos solidários com um total de 380 mil euros. “Não é todos os dias que temos o prazer de entregar um cheque de 12 mil euros, uma importância tão relevante e para um fim tão inestimável”, concluiu.
Por sua vez, Vítor Marques, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, transmitiu a sua mensagem às crianças. “É por vocês que estamos aqui hoje”, disse. Salientou o sonho e a luta que foi a constituição daquela instituição e a construção do edifício que a alberga.
Ainda antes do descerrar da lápide comemorativa, Maria da Conceição Pereira, vereadora com o pelouro da Acção Social na Câmara das Caldas, salientou o facto de existirem instituições de solidariedade social em todas as freguesias do concelho. A autarca afirmou que o projecto apresentado tem “uma grande validade, não só porque havia um espaço neste edifício que não estava a ser utilizado, mas acima de tudo pelas funções que irá oferecer”. Adiantou que a Câmara também se irá associar, financeiramente, ao projecto.
Recordando que a obra demorou mais do que previsto, destacou a afluência à instituição desde o seu princípio. “Vale a pena investir na nossa juventude”, defendeu.

- publicidade -