Palestra de Pedro Martins ensinou a gerir a ansiedade

0
413

Psicólogo e psicoterapeuta ensinou técnicas numa iniciativa que reuniu cerca de 50 pessoas interessadas no tema

A ansiedade é um tema que interessa a cada vez mais pessoas. É normal sentirmos a ansiedade, todos o sentimos, mas quando esta começa a controlar-nos passa a ser um problema. Para aprender técnicas de gestão da ansiedade, cerca de meia centena de pessoas participou, no final de tarde do dia 1 de fevereiro, na palestra do psicólogo clínico e psicoterapeuta Pedro Augusto Martins, no Centro de Recursos Comunitários do CLDS4G da Santa Casa da Misericórdia, no antigo Externato Ramalho Ortigão (e, mais tarde Univ. Católica).
Com a pandemia, o aumento dos casos de depressão e de ansiedade também foi notório e sentido, daí a pertinência da discussão.
O psicólogo, que reside há cerca de um ano nas Caldas da Rainha, explicou que há vários níveis de intervenção quando falamos de saúde mental e que a psicoterapia é um dos últimos, sendo as técnicas de gestão (que veio partilhar nesta sessão) um dos primeiros passos.
“Todos lidamos com ansiedade, vale a pena aprender a geri-la”, referiu. “A ansiedade torna-se um problema quando nos afasta da realidade, dos nossos valores e aspirações”, afirmou Pedro Augusto Martins, considerando que “a ansiedade não é genética, é hereditária”.
Assim, o psicoterapeuta ensinou que, em casos de ataques de ansiedade, o primeiro passo é identificar o mesmo, tomar consciência do sentimento de ansiedade, depois é nomeá-lo, explicar o que sentimos, em termos físicos e mentais. A partir daí, é o poder da nossa mente a decidir afastá-la, concentrando-nos no que estávamos a fazer. Consciência, nomeação, foco e conexão são as palavras que resumem cada passo. “Quanto mais praticarem, melhor”, realçou, admitindo que não é um método que resulte quando a carga de ansiedade é muito elevada. “A ansiedade não tem sempre a mesma intensidade”, ressalvou. Outro método que partilhou é o grounding, que é uma técnica para recuperar a segurança quando se abate uma tempestade emocional sobre nós. “Controlar a respiração é fundamental em ataques de ansieade”, exclamou.
Cátia Sancheira, da organização, salientou que “todos lidamos com ansiedade” e que este “é um tema muito pertinente”.. ■

- publicidade -