Palestra alertou alunos para riscos da Internet

0
378
Caldense João Gaspar iniciou nas Caldas o projeto-piloto da CIIWA Jovem

Cerca de 75 alunos do 7º e 8º ano participaram na iniciativa promovida pela CIIWA, na passada semana, no Colégio

Os perigos da utilização da Internet foram o mote para a palestra da CIIWA – Competitive Intelligence & Information Warfare Association, a 31 de maio, na biblioteca do Colégio Rainha D. Leonor.
João Ferreira Gaspar, jovem caldense que faz parte da direção da associação e que está encarregue do projeto CIIWA Jovem, foi explicando os benefícios da Internet, uma ferramenta que pode ser utilizada para fazer coisas sérias e importantes, como também para momentos lúdicos, aos cerca de 75 alunos de quatro turmas (duas do 7º e duas do 8º ano).
É que é importante que os mais jovens percebam os perigos e riscos que existem quando navegam no ciberespaço.
Numa apresentação dinâmica e com muita interatividade, foram abordados alguns conceitos importantes e dadas a conhecer estratégias para aumentar a segurança.
A escolha de passwords complexas e não óbvias, a utilização de diferentes passwords nas diferentes plataformas e o renovar das mesmas periodicamente são algumas das estratégias que podem contribuir positivamente para uma maior segurança.
João Gaspar traçou o paralelismo entre o computador e uma casa. Se a casa não tiver defesas, torna-se fácil ao ladrão assaltá-la. Com o computador e a Internet é igual. Outra nota importante que deixou aos alunos foi a tentativa de garantir sempre a identidade de quem está do outro lado. O lado da exposição em demasia foi outra das temáticas abordadas que suscitou interesse. A plateia, essa, mostrou-se atenta, interessada e conhecedora do tema.
A Competitive Intelligence & Information Warfare Association (CIIWA) é uma associação civil, sem fins lucrativos, que nasceu no meio académico, a partir de uma iniciativa dos alunos do curso de pós-graduação em Guerra de Informação/Competitive Intelligence da Academia Militar.
O caldense João Gaspar chegou à CIIWA depois do mestrado que realizou em 2015/16 na Academia Militar, tendo sido eleito como vogal nas eleições que ocorreram em 2021, ficando com o pelouro da CIIWA Jovem.
“A nossa ideia é trazer esta mensagem dos perigos do digital aos jovens, às escolas”. Esta foi a iniciativa piloto. “É o primeiro momento de interação com os jovens para os sensibilizar neste sentido”. O objetivo é realizar estas ações em todo o país.
“É urgente falar deste tema, porque os jovens são consumidores ávidos”, alertou. ■

- publicidade -