O palacete Conde de Almeida Araújo, na Foz do Arelho, e o areal daquela praia vão ser o centro da acção da nova série da RTP, cujas gravações deverão ter início até ao final deste mês.
A escolha da Foz do Arelho para realizar as filmagens desta série de Verão terá sido feita muito recentemente, mas depois de uma visita da equipa da Coral Europa, com a presença de José Eduardo Moniz (que agora é consultor desta produtora e que é o responsável pelo projecto), o processo tomou uma nova dinâmica.
Na passada segunda e terça-feira, 5 e 6 de Maio, estiveram abertas as inscrições para figurantes no Centro da Juventude. Cerca de 200 pessoas, de várias idades, deslocaram-se ao local e todas deverão ter a sua oportunidade de participar.
“Nós não vamos seleccionar ninguém, vamos aproveitar toda a gente”, explicou Carmo Costa, da Valente Produções, responsável pela figuração da nova série. “Sempre que precisarmos contactamos as pessoas que se inscreverem e vamos querer sempre variar quem aparece pois quando vamos à praia também não vimos sempre as mesmas pessoas”, adiantou.
Os figurantes vão receber 25 euros por dia e terão ainda direito a uma refeição principal. Valores que a própria Carmo Costa admite serem bastante mais baixos do que se pagavam há anos, mas que explica pelo facto das próprias produtoras não quererem pagar mais porque têm os orçamentos cada vez mais reduzidos.
No entanto, candidatos para fazer figuração não faltam, não só pelo dinheiro, mas também pela experiência. Alguns ficam sempre com a esperança de poderem vir a fazer, pelo menos, figuração especial, em que também têm falas e cujos valores pagos por dia são superiores.
Câmara dá apoio logístico
O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, que acompanhou a visita de José Eduardo Moniz à Foz do Arelho, disse à Gazeta das Caldas estar muito satisfeito com a presença desta produção naquela praia.
A autarquia vai dar apoio logístico à produtora, mas não está previsto um grande investimento por parte da Câmara. “Foi-nos pedido que interviéssemos junto da EDP para colocar oito postes de electricidade antigos junto ao restaurante Adamastor, e a montagem de redes de vólei de praia”, entre outros pequenos aspectos.
A maior verba a gastar, cerca de cinco mil euros, será na reposição da areia em frente ao bar Ala Norte, o qual na série passará a ser o bar da Praia. “A Câmara e a Junta de Freguesia da Foz do Arelho serão facilitadores na resolução de pequenos problemas que apareçam”, disse o autarca.
Água de Mar e um Palacete com história
“Água de Mar” é o nome da série que pretende ser “urbana e actual”, refere a sinopse, e cuja acção se irá desenrolar entre a ficcionada praia das Conchas (Foz do Arelho) e a nova Escola de Artes “que está a nascer no palacete da família Barahona”.
O facto do palacete Conde de Almeida Araújo, cuja construção inicial terminou em 1904 e que foi adquirida mais tarde pelo Visconde de Morais, estar actualmente em obras de renovação, acabou por influenciar a própria história da série.
Esta é a segunda vez que o palacete está a ser remodelado. Um grande incêndio em 1939 só deixou intactas as paredes do edifício. Este só viria a ser restaurado durante a década de 60.
A casa foi habitada pelo visconde até à sua morte, ficando nela a sua esposa viscondessa Teresa de Morais, que faleceu em 2011 com 104 anos. O palacete foi vendido e os actuais proprietários apostaram na sua renovação.
Na série da RTP o edifício também está a ser recuperado, depois de um dos irmãos Barahona (protagonistas) ter convencido os pais a deixarem-no fazer obras no velho palacete da família, que está degradado e a criar despesa, transformando-o numa Escola de Artes.
De acordo com a sinopse, a que a Gazeta das Caldas teve acesso, a escola “é um projecto-piloto que pretende unir jovens artistas lusófonos aos mais conceituados professores da actualidade, nas áreas da dança, música, canto, representação e artes plásticas”.
À semelhança do que também acontece na verdadeira escola de artes que existe nas Caldas, os candidatos vêm dos quatro cantos do mundo “cheios de vontade de mostrar a sua garra”.
Enquanto isso, na Praia das Conchas (Foz do Arelho) a sinopse descreve que o destaque será “o sol, os desportos de mar, os corpos dourados a desfilar no areal e um leque infindável de acontecimentos que vão pôr à prova a equipa de nadadores salvadores”. A Quinta da Foz também deverá ser um dos locais onde haverá filmagens.
Segundo o Diário de Notícias, a estreia da série está prevista para o início de Agosto, sendo emitida a partir das 23h00, antes do programa “5 para a meia-noite”. Do elenco está previsto que faça parte alguns actores bastante conhecidos como Vítor Sousa, São José Lapa, Jorge Corrula, Mafalda Vilhena, Pedro Barroso e Mariana Monteiro. As filmagens deverão terminar no final de Outubro.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt






























