Grupo Motard São Rafael organiza esta iniciativa solidária desde o primeiro ano de existência, em 2008
Nas tardes de sábado e domingo da última semana quem andava pelas Caldas não ficou indiferente à passagem dos vários Pais Natais Motards, com o roncar das motas, as buzinadelas e a boa disposição do cortejo. No sábado, o grupo passou pelas Caldas, mas o seu destino era o Centro de Acolhimento Temporário O Aconchego, em Peniche, onde entregaram material didático, roupas e brinquedos que conseguiram angariar.
Já no domingo o cortejo, com cerca de 40 motas, passou pelas ruas das Caldas, com paragens em pontos marcantes da cidade e a culminar na Santa Casa da Misericórdia das Caldas, onde os Pais Natais levaram a alegria. Além das crianças, alguns utentes mais experientes da instituição aproveitaram para ver o cortejo. À chegada dos Pais Natais, o entusiasmo foi grande. E quando o velhote das barbas brancas abre uma caixa e começa a chamar as crianças pelo nome para lhes entregar os presentes que elas pediram, há sorrisos e alegria. Na Santa Casa da Misericórdia, além dos presentes, o grupo entregou uma carrinha cheia de bens alimentares, materiais didáticos e roupa.
Rita Queirós, diretora técnica do Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia das Caldas disse que, para os mais novos “é uma ansiedade ver os pais e as mães Natais, as motas e o barulho” e sugeriu que “para o ano poderiam dar uma volta no trenó pela cidade”. A mesma responsável elogiou a iniciativa do grupo motard e a ligação entre as instituições. “É um dia de emoção, com a magia do Natal”, frisa. Por sua vez, Catarina Carvalho, assistente social da instituição, destacou o apoio dado com a oferta de bens para as várias valências.
Já o presidente do Grupo Motard São Rafael, Paulo Gomes, disse à Gazeta que terão angariado cerca de uma tonelada de bens este ano. As recolhas no E.Leclerc e no Auchan do La Vie, bem como os donativos, permitiram adquirir bens e brinquedos para 15 crianças em Peniche, 15 nas Caldas e ainda 14 famílias na região. Os motards voltaram a ajudar a associação Regresso a Casa.
No dia 24 de dezembro vai realizar-se novo cortejo dos Pais Natais Motards pela cidade, que terminará com a ida ao hospital, para levar alegria os utentes e, em particular, às crianças que estão no serviço de pediatria, privadas de passar esta época especial em casa. ■































