A conjugação de esforços da autarquia e da comunidade escolar permitiu dar uma nova “cara” à escola do 1º Ciclo da Delgada.
A Câmara do Bombarral, a Junta da Freguesia da Roliça e a comunidade escolar uniram-se nesta tarefa e o resultado agradou a todos.
Segundo a professora Manuela Barros, a iniciativa partiu das funcionárias Isabel Cipriano e Laura Correia durante a limpeza geral que habitualmente é efectuada no final de cada ano lectivo.
“Verificaram que a limpeza não era suficiente para melhorar o estado de degradação do edifício, principalmente a nível interior, e sugeriram que fossem recuperadas as paredes e pintadas as salas de aula”, explicou a docente.
“É de louvar a boa vontade das funcionárias porque a sua função seria pura e simplesmente efectuar a limpeza anual”, acrescentou.
Solicitado o apoio da Câmara Municipal, a autarquia convidou a Junta de Freguesia da Roliça a dar também o seu contributo.
A Câmara forneceu a tinta branca e estores interiores novos, e a Junta disponibilizou funcionários para fazerem os remendos necessários nas paredes e pintarem as zonas de mais difícil acesso, como era o caso dos tectos.
Como não gostou de ver as paredes completamente brancas, a professora Manuela Barros lembrou-se de fazer combinações de cores com as tintas usadas pelos alunos nos trabalhos escolares, para colorir os tectos.
Por outro lado, uma das mães que integra a Comissão de Pais, Sofia Assunção, que também ajudou nas pinturas, sugeriu alargar as pinturas ao hall de entrada aos móveis e às portas.
Esta mãe e a professora adquiriram as tintas para estes locais específicos, mas esperam agora que todos os encarregados de educação contribuam monetariamente.
A tarefa teve lugar durante o período de férias de Verão, mas quando os alunos regressaram às aulas também puderam contribuir, pintando com as mãos uma das paredes exteriores do edifício e com os pés, a parede do hall de entrada da escola. “Foi uma forma dos alunos se envolverem e sentirem este trabalho como uma união de esforços da comunidade educativa”, referiu a professora.
Para a vice-presidente da Câmara do Bombarral, Joana Patuleia, “esta iniciativa é um exemplo de boas práticas que deve ser divulgado e replicado”.
Outros bons exemplos
Começam a ser frequentes os casos em que são os próprios encarregados de educação a arregaçarem as mangas e a juntarem-se para melhorar as condições das escolas frequentadas pelos seus filhos. No passado feriado de 5 de Outubro um grupo de pais das crianças da escola de Santa Susana, na freguesia de A-dos-Francos, trocaram uma manhã de descanso por algumas de horas a pintarem a sala das crianças do 1º ciclo e a embelezarem o recreio e a entrada para o jardim-de-infância. Além da melhoria do espaço, para a qual a Junta de Freguesia contribuiu com a tinta, o que os pais pretendem é evitar o encerramento da escola, que já era para se ter consumado este ano.
Pouco tempo depois, foi a vez dos pais dos alunos da escola do 1º ciclo de Lagoa Parceira, freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, meterem mãos à obra para dar um ar mais digno ao estabelecimento de ensino.































