Há uns anos que, depois de chegar da Lapónia, é possível vê-lo a passear numa prancha de SUP nas águas da Lagoa de Óbidos.
De há quase uma década para cá, pelo mês de dezembro, o Pai Natal não dispensa uma visita a Lagoa de Óbidos e aproveita sempre para remar numa prancha de stand up paddle e desfrutar da natureza.
Este ano não foi exceção e, logo na manhã de 11 de dezembro, perto do Covão dos Musaranhos, o velhote do fato vermelho apareceu num cadeirão colocado numa grande prancha de stand up paddle, que é puxada pelas renas, também elas em cima das suas pranchas. É um cenário digno de registo.
Esta foi a sétima edição da iniciativa que se tornou viral quando foi criada pela Associação de Stand UP Paddleboarding de Portugal (ASUPP).
Desde a criação o evento tem vindo, ano após ano, a registar uma grande adesão, tendo até sido incluído no programa da Vila Natal.
A iniciativa é aberta a todos os que se queiram juntar, tendo apenas para tal que levar a sua prancha de SUP e um adereço natalício.
A singularidade do evento leva a que seja já um costume receber participantes de todo o país e até do estrangeiro.
Este ano, a participação foi menor do que em anos anteriores, o que se explica com as condições meteorológicas adversas, com cheias e inundações a serem registadas um pouco por todo o país e a inibirem deslocações. Ainda assim, no dia do evento, nas margens da Lagoa de Óbidos registava-se uma temperatura amena e com o sol a espreitar, o que proporcionou um dia divertido aos participantes na atividade natalícia..
Este ano, o cortejo na Lagoa de Óbidos contou com quase duas dezenas de participantes (entre as renas e os Pais Natal) e com cerca de 30 crianças. Também neste evento a associação teve a preocupação de incluir a vertente do SUP adaptado, proporcionando um dia diferente a cerca de duas dezenas de pessoas com deficiência que experienciaram esta modalidade. Foram, portanto, cerca de 70 participantes e, além dos que, no espelho de água da Lagoa de Óbidos, davam cor ao cortejo, também nas margens havia dezenas de espetadores a assistir a um evento aquático coletivo que se realiza no inverno e a registar o singular momento em fotografias tiradas com os telemóveis e partilhadas nas redes sociais.
“A iniciativa correu bem, a tradição manteve-se e vamos continuar em força, porque este já é um evento reconhecido e procurado”, referiu à Gazeta das Caldas o presidente da Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal, Jorge Branco.
“É um dia bem passado, uma forma saudável de comemorar o Natal na natureza”, complementou.































