Pacheco Pereira fala da imprensa local nos 100 anos da Gazeta

0
132

Conferência integrada na exposição que estará patente no final do ano no El Corte Inglés, em Lisboa

No âmbito das comemorações do centenário da Gazeta das Caldas esta irá participar, pela primeira vez, no Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa, com a exposição Os 100 anos da Gazeta das Caldas, patente entre 16 de dezembro e 16 de janeiro de 2026. No dia da inauguração, a 16 de dezembro, pelas 18h30, irá decorrer a conferência “Porque é que a Imprensa Local é Nacional?” pelo historiador, comentador político e professor universitário, José Pacheco Pereira.

Na Magazine Cultural de setembro a dezembro, a revista quadrimestral do El Corte Inglés, é referido que “uma das grandes fontes ignoradas de notícias e análise que estão longe de ser apenas locais é a imprensa regional. Aí se encontram não só referências fundamentais para as terras de Portugal, como muitas notícias de relevo nacional”. É assim a Gazeta das Caldas, continua, dando conta que é o jornal regional com maior número de leitores a sul do distrito de Leiria, com mais de 40 mil leitores por toda a região Oeste. “Por estar no terreno, enraizada, próxima de quem serve, não se interessa apenas pelo que é escandaloso ou mediático, mas cobre tudo o que afeta os cidadãos, freguesias e concelhos que serve”, concretiza.

- publicidade -

José Pacheco Pereira salienta ainda que, “numa altura em que a imprensa em geral luta pela sobrevivência, é inquestionável o papel que a imprensa local tem a informar, a fortalecer a cidadania, a criar cultura e identidade, a escrutinar, responsabilizar e promover. Primeiro, num raio de ação próximo. Depois mais além”. Tudo razões, conclui, que justificam largamente o facto de as comemorações do Centenário da Gazeta das Caldas contarem com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Um dos focos das comemorações é a recriação, um século depois, da volta a Portugal em cavalo, vencida pelo caldense José Tanganho. Mas também estão a ser publicadas as Crónicas do Centenário, artistas caldenses criaram uma coleção de peças referentes ao centenário e está em curso o projeto Memórias da Cidade Cerâmica. Para assinalar a data, a Gazeta irá participar no Folio, terá uma exposição no La Vie das Caldas e há ainda o projeto de instalação da escultura de um ardina, em bronze, no espaço público, perto das instalações do jornal.

- publicidade -