Os quatro dias mais doces do ano regressam a Alcobaça

0
731

notícias das CaldasHá muitos, muitos anos atrás, a gula era o único pecado permitido aos monges e monjas que habitavam mosteiros e conventos espalhados pelo país e pela Europa. A prová-lo estão as iguarias que remontam a essa época e que são autênticas bombas de sabor e gulodice onde o açúcar e os ovos eram reis.
Durante quatro dias Alcobaça promete desvendar algumas destas verdadeiras preciosidades da doçaria na XIII Mostra de Doces e Licores Conventuais, que se realiza entre os dias 17 e 20 de Novembro. E que outra casa seria mais aconselhada para voltar a acolher a mostra que o Mosteiro de Alcobaça?

É em três salas daquele monumento que cerca de 40 stands prometem deixar os visitantes de água na boca. Além de iguarias de norte a sul do país, estão também confirmadas as presenças de representações da Bélgica, França e Brasil. Nos dois últimos casos fazem representar-se em Alcobaça duas cidades geminadas com a autarquia – Aubergenville e Alcobaça do Brasil.
Internacionais deverão também ser alguns dos visitantes da mostra. No ano passado, em que o certame foi visitada por mais de 35 mil pessoas, a organização recolheu a origem de quem passou pelo certame. A conclusão é que este foi visitado por pessoas vindas de mais de 40 cidades portuguesas e de mais de 16 países, com especial destaque para a Europa, China, África do Sul, Canadá, Israel, EUA e Venezuela. Uma afluência que justifica a meta estabelecida para a autarquia de Alcobaça, responsável pela organização: “levar a mostra muito além das fronteiras existentes e tornar este evento numa referência mundial”.

- publicidade -

UM REI GULOSO

A novidade deste ano passa por uma forte aposta na animação. Além dos já habituais momentos de música, da presença de D. Pedro, Inês de Castro e do Abade, há ainda uma peça de teatro que promete entreter os visitantes mais novos. A Nervo – Associação Cultural apresenta nos dias 17 e 18 o espectáculo infantil “Portugal Conventual ou o guloso do seu Rei”, que recupera a formação de Portugal de uma forma muito doce.
D. Afonso Henriques vai lutar contra pastéis de nata e construir monumentos com farinha e ovos, mostrando uma sua faceta desconhecida – a do rei distraído e muito guloso. Além disso, o Grupo de Teatro de São Martinho do Porto e a Companhia Livre vão animar as salas de exposição.
Com a mostra deste ano regressam ainda os ateliês de cozinha, que prometem juntar miúdos e graúdos em volta dos doces. E a RTP, que tem estado presente nas últimas edições do evento, volta a dar tempo de antena à Mostra de Doces e Licores Conventuais, com o programa “A Festa é Nossa” na tarde de sábado, dia 19 de Novembro, entre as 16h00 e as 18h30. O que também está de volta é concurso para o Melhor Doce e Melhor Licor, a realizar na tarde de dia 17.
Ciente dos tempos difíceis que se vivem, a Câmara de Alcobaça acredita que é possível “aumentar a visibilidade do evento no plano internacional, aumentar o nível de fidelização do público com os doces conventuais, o número de visitantes e o número de vendas”.
A Mostra de Doces e Licores Conventuais pode ser visitada entre as 10h00 e as 23h00, sendo que no último dia do evento as portas encerram às 19h00. As entradas, para maiores de 12 anos, custam um euro por dia ou 2,5 para quem optar pela pulseira livre-trânsito para os quatro dias.

Programa de animação
17 de Novembro, quinta-feira

10h00 – Inauguração
10h00 – Ateliê
11h00 – Animação: “Portugal Conventual ou o guloso do seu Rei”, pela Nervo – Associação Cultural
14h30 – Ateliê
15h30 – Animação: “Portugal Conventual ou o guloso do seu Rei
16h30 – Concurso de Doces e Licores Conventuais
21h00 – Luís Peças acompanhado por Inna ao piano
23h00 – Encerramento

18 de Novembro, sexta-feira
10h00 – Abertura da Mostra
10h00 – Ateliê
11h00 – Animação: “Portugal Conventual ou o guloso do seu Rei”, pela Nervo – Associação Cultural
14h30 – Ateliê
15h30 – Animação: “Portugal Conventual ou o guloso do seu Rei
16h30 – Concurso de Doces e Licores Conventuais
21h00 – Ana Amaro & Hugo Trindade
23h00 – Encerramento

19 de Novembro, sábado
10h00 – Abertura da Mostra
11h00 – Ateliê
15h00 – Ateliê
16h00 – 4Voices
21h00 – 4Voices
23h00 – Encerramento

20 de Novembro, domingo
10h00 – Abertura da Mostra
11h00 – Ateliê
15h00 – Ateliê
16h00 – 4Voices
19h00 – Encerramento

 

- publicidade -