“Os presépios da minha aldeia” voltam a animar a freguesia dos Vidais

0
1503
Gazeta das Caldas
Mais de uma centena de pessoas esteve na inauguração percorreu a rota numa caravana de carros |Isaque Vicente

No fim de tarde de sexta-feira, 8 de Dezembro, foi inaugurado o concurso de presépios dos Vidais. “Os presépios da minha aldeia” é o nome da iniciativa que todos os anos leva as populações dos lugares da freguesia a unirem-se para criarem as tradicionais figuras natalícias. Apesar da chuva, mais de uma centena de pessoas fez questão de marcar presença na inauguração e percorrer a rota pelos 13 presépios.

Até ao Dia de Reis (6 de Janeiro) é possível apreciar um presépio em cada lugar da freguesia dos Vidais. É o 4º concurso “Presépios da Minha Aldeia”, que todos os anos tem trazido visitantes à freguesia.
Com diferentes tamanhos e materiais, todos os presépios têm em comum o facto de resultarem da união das pessoas dos lugares que orgulhosamente os querem mostrar.
É perceptível que esta é uma iniciativa que move as pessoas e proporciona momentos de convívio. Seja na construção do próprio presépio, seja nas visitas aos lugares vizinhos.
Este espírito que se vive contrasta com outro praticamente inexplicável: o vandalismo. É que no fim de tarde do dia anterior à inauguração, a Junta de Freguesia ampliou o seu presépio (que não participa no concurso) com cinco novas figuras: um pastor e quatro ovelhas. Mas na manhã do dia seguinte (em que era inaugurada a rota) uma das ovelhas tinha desaparecido.
A inauguração aconteceu no fim de tarde de sexta-feira, 8 de Dezembro e, apesar da chuva, mais de uma centena de pessoas fez questão de percorrer, numa caravana de automóveis, a rota pelos 13 presépios.
Este ano os presépios estão melhor sinalizados e numerados. No entanto, a numeração serve para ajudar a guiar os visitantes, porque o objectivo é que esta seja uma rota livre pela freguesia.
Tal como no último ano, o vencedor do concurso recebe 350 euros e daí até ao sétimo lugar o valor desce sempre 25 euros (até aos 200 euros). A partir daí todos recebem 150 euros. Este valor destina-se a ajudar a pagar os materiais usados nos presépios.
No total, o concurso que conta com um apoio da Câmara de 2000 euros, envolve quase 200 pessoas. Participam o Centro Social e Paroquial Nª Sra. da Piedade, Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Arco da Memória, moradores da Ribeira de Crastos, Associação Recreativa Cultural Desportiva do Casal do Rei, moradores de Rabaceira, Associação Recreativa e Cultural da Matoeira, Amigos de Cortém, Associação Desportiva e Recreativa de Mosteiros, Colégio O Brinquinho, Vidais Planta, Associação de Desenvolvimento Local da Carrasqueira, Catraios da Catequese e moradores de Casais da Igreja.


Chuva não afastou mais de 100 pessoas

- publicidade -

O ponto de encontro da inauguração foi a Junta de Freguesia, onde o presidente Virgílio Filipe disse que “o evento está a crescer e só depende da vontade da população”.
Nessa altura um carro parou a olhar para o presépio da Junta e o autarca salientou: “isto vai-se ver muito ao longo deste mês”. A terminar, Virgílio Filipe apelou à celeridade do júri porque a chuva ameaça danificar os presépios.
O presidente da Junta colocou a hipótese de continuar a ampliar o presépio e essa foi uma hipótese que Tinta Ferreira, presidente da Câmara, apoiou. O edil deixou uma sugestão: daqui a uns anos o largo da Junta pode ter um presépio de grande dimensão, com muitas figuras e ser, ele próprio, uma referência além do concurso. “Poderá ser o grande presépio dos Vidais”, apelidou o autarca.

Já o presidente da Assembleia de Freguesia, José António, disse que “o objectivo da iniciativa, que era levar Vidais para fora do concelho, foi totalmente atingido”. Acrescentou que esta é uma ideia que pode ganhar um âmbito concelhio e que pode ajudar a combater a desertificação das freguesias rurais. “Nos últimos dez anos perdemos 300 ou 400 habitantes, mas vive-se bem nos Vidais”, frisou.

- publicidade -