No próximo domingo, dia 13 de Março, em Ferrel, realiza-se uma sessão que visa assinalar o 40º aniversário do levantamento do povo de Ferrel contra a instalação de uma central nuclear. A concentração decorrerá pelas 10h30, no Largo de N. Sra. da Guia e às 11h00 será descerrada uma lápide que evoca a passagem dos 40 anos sobre os acontecimentos que tiveram lugar no final da década de 70 e que levaram ao primeiro levantamento dos populares e depois à manifestação nacional contra a ameaça da instalação duma primeira central nuclear em Portugal naquela localidade.
Será também representada uma peça de teatro alusiva à luta antinuclear e uma exposição evocativa onde será apresentado o “Wave Roller”, a estrutura de aproveitamento energético das ondas que se encontra em desenvolvimento na zona este esteve prevista a construção da central nuclear.
Esta sessão irá contar com a presença dos presidentes da Câmara de Peniche e da Junta de Freguesia de Ferrel, António José Correia e Silvino João, respectivamente. Vão estar também António Eloy, ambientalista e especialista na área da Energias em Portugal e José Luís de Almeida Silva, director da Gazeta das Caldas, que organizou em 1978 o Festival Pela Vida e Contra o Nuclear. Marcarão presença vários participantes que estiveram na marcha há quatro décadas.
Será ainda realizada uma marcha pelo mesmo trajecto da manifestação popular que teve lugar a 15 de Março de 1976.
A iniciativa é organizada pela Câmara de Peniche em colaboração com a Junta de Freguesia de Ferrel.
- publicidade -






























