O momento incontornável dos “Parabéns a Você” e do corte do bolo | Joel Ribeiro
Cerca de 2000 pessoas marcaram presença na festa do 30º aniversário do Grupo Auto Júlio. O fundador da empresa, António Júlio Sousa, reuniu familiares, amigos, colaboradores, parceiros de negócio e clientes para uma tarde de convívio onde não faltaram as artes. O A quadra é dos Santos Populares e foi sob esse signo que decorreu a festa dos 30 anos do Grupo Auto Júlio. Mais de metade do recinto de exposições da Expoeste transformou-se num enorme arraial popular. Ao centro foram colocadas as mesas onde os mais de mil convidados podiam degustar a carne e as sardinhas assadas.
Não há arraial sem animação e esta não faltava, vinda ora do som ambiente, ora das actuações ao vivo de grupos e bandas da região. Para as crianças havia insufláveis, pinturas faciais e muitos balões.
Num espaço criado na outra parte do recinto, o grupo económico caldense proporcionou que perto de um milhar de pessoas se juntasse aos restantes convidados para uma curta actuação do cantor Anselmo Ralph, que interpretou quatro dos seus temas mais conhecidos.
À volta do recinto foram colocados diversos stands nos quais estiveram representadas artes locais, desde a cerâmica aos cestos de verga, passando pela pintura e pela cutelaria. A estes juntava-se uma mostra de todas as actividades do Grupo Auto Júlio.
O que também não deixou ninguém indiferente foi a obra comemorativa dos 30 anos da Auto Júlio, autoria do escultor caldense Carlos Oliveira, feita com material excedentário da actividade da Auto Júlio nos seus diversos ramos de negócio.
A escultura feita com material reaproveitado, da autoria de Carlos Oliveira, impunha-se no recinto | Joel Ribeiro
Carlos Oliveira, que teve na elaboração desta instalação artística o apoio directo do filho Daniel Oliveira, salienta o envolvimento de mais de 20 colaboradores da Auto Júlio na elaboração da obra. “Quando faço uma obra e consigo envolver pessoas é o que faz a diferença”, salientou o escultor. A peça ficará no espólio da empresa, agora trintona, e será exposta num local ainda a designar.
António Júlio homenageou alguns dos seus amigos que contribuíram para o arranque desta sua caminhada no mundo empresarial. A começar pelo seu antigo patrão na empresa Geopeças, Júlio Santos, etapa que o empresário considera muito importante no arranque da sua vida de empresário. “Foi lá que aprendi e dei os primeiros passos no mundo automóvel”, disse António Júlio.
Foi através de um anúncio de jornal que António Júlio conseguiu a vaga na empresa. Esse anúncio foi publicado, então, na Gazeta das Caldas, que agora fez questão de entregar a António Júlio esse mesmo anúncio emoldurado. O empresário também homenageou o seu amigo Luís Ganhão, que lhe emprestou uma roulotte que foi o primeiro escritório da Auto Júlio e também algum dinheiro para o arranque do negócio.
A festa terminou com os habituais parabéns à empresa e o corte do bolo.
O Grupo Auto Júlio é composto por 13 empresas, está presente em 10 setores de atividade e dá emprego a 280 pessoas. A área de implementação estende-se entre Coimbra e o Algarve.