Ordem do Trevo contribuiu para o sorriso de 150 crianças nesta quadra

0
857
As famílias desfavorecidas do concelho receberam um cabaz e um presente para as suas crianças | Fátima Ferreira

A Festa Desembrulhar Sorrisos, organizada pela Ordem do Trevo, permitiu que 150 crianças apoiadas por esta associação, e este ano também algumas identificadas pelo Agrupamento de Escolas Raul Proença (parceiro no projecto), recebessem um presente neste Natal. A festa, que decorreu no auditório da Expoeste, incluiu um momento de dança e dramatização, interpretado pelos meninos do primeiro ano da EBI de Santo Onofre, seguido de um momento musical por sete alunos do 2º ciclo da mesma escola.
As crianças participaram de forma voluntária na iniciativa, explicou Isabel Sousa, da direcção do Agrupamento de Escolas Raul Proença. “A maior parte dos meninos vem e sabe que estes presentes não são para eles e percebem o porquê”, disse a também professora, acrescentando que aprendem desde pequenos a ser solidários.

Após a animação, as crianças até aos 12 anos receberam os presentes. Houve ainda lanche e a entrega de cabazes às 50 famílias apoiadas regularmente por esta associação, que se traduz numa ajuda a 170 pessoas. Por se tratar da época natalícia, o cabaz foi melhorado com bacalhau, azeite, óleo, massa e tudo aquilo que é necessário para a refeição da consoada.
José Viegas, da direcção da Ordem do Trevo, destacou que a parceria feita este ano com o Agrupamento de Escolas Raul Proença correu muito bem e mostra que o trabalho conjunto é importante para a comunidade. “A Ordem do Trevo sempre pretendeu abrir-se mais à comunidade e não o fazemos tanto porque os nossos utentes são pessoas carenciadas e não pretendemos a sua exposição”, disse. A excepção regista-se em festas como esta, do Natal, em que toda a comunidade é convidada e estar presente.
José Viegas destacou a contribuição das pessoas com presentes para a iniciativa, pois duplicaram o número de pontos de recolha em relação ao ano anterior e contaram com o apoio de algumas entidades e particulares.

- publicidade -