Onda de flores chegou a Peniche

0
767

DSCN9705Encher de flores as janelas e as varandas: foi este o desafio lançado por Tó Romano, director da Central Models, a todos munícipes penichenses presentes na conferência que se realizou no MH Hotel, a 10 de Março.

“Florir Peniche – Peniche, as Mães, as Flores e o Amor” é o slogan desta iniciativa, que faz parte do Eva Dream, um projecto nacional que tem percorrido o país de norte a sul para convencer as autarquias a aderirem à onda de flores. Ao todo, contam-se já mais de 20 cidades participantes.
“Tenho o sonho de florir Portugal do Minho ao Algarve, começando pelas janelas, seguindo-se as ruas, as praças e mesmo as estradas”, afirmou o responsável, acrescentando que “embora este desejo seja uma utopia, é possível concretizá-lo se as pessoas espalharem a mensagem e criarem uma rede de emoções positivas”. Tal como sucedeu no Euro 2004, ilustrou Tó Romano, referindo-se à febre das bandeiras portuguesas penduradas nas varandas, um fenómeno que mereceu destaque nas primeiras páginas de jornais internacionais. “Também nós podemos fazer das nossas flores uma manchete por todo o mundo”, apelou.
Para o embaixador do Eva Dream, Portugal florido seria um “excelente” cartão de visita para o turismo nacional e uma forma de promover destinos que actualmente não são a primeira opção dos visitantes. “Os turistas já não se concentrariam apenas no Algarve, Lisboa e Porto, nem nos visitariam só durante o Verão. Haveria turismo todo o ano e em vários pontos do país”, defendeu Tó Romano. Além disso, com flores, Portugal seria ainda um país de afectos, como a paz, a felicidade e o amor.
No slogan entram as “mães” e também há uma explicação para isso. É que, na sua maioria, são as mulheres quem planta flores à janela e as rega quando têm sede. Neste ponto, Tó Romano deixou um elogio às mulheres de Peniche, que “cuidam de florir a imagem da Nossa Senhora da Boa Viagem todos os dias do ano”.
António Correia, presidente da Câmara, revelou que foi através de uma fotografia das flores de plástico que a sua mãe elabora e que ele próprio postou no Facebook, que Tó Romano se lembrou de incluir as mães no slogan do projecto.
Junho, mês dos Santos Populares, é a primeira meta do Eva Dream que, chegado o Verão, pretende já ver coloridas as cidades aderentes ao projecto. Em Peniche, cidade piscatória cujas condições climatéricas não são ideais para a criação de flores – devido ao vento e à humidade – espécies como as sardinheiras, as begónias, as estrelícias, os jarros, as bocas de lobo e as rosas foram indicadas como das mais resistentes.

Maio menos florido em Óbidos e Caldas

- publicidade -

Em Julho de 2015, no XXIII Encontro Empresarial organizado pela Óbidos.Com, o presidente Luís Cajão propôs que a iniciativa Maio Florido (que também consiste em encher as ruas de flores), fosse realizada em conjunto pelas câmaras das Caldas e de Óbidos. No ano passado a intenção era que o projecto avançasse na próxima Primavera. Contudo, contactadas pela Gazeta das Caldas, o município caldense e a associação Óbidos.Com responderam que esta actividade não estava ainda planeada. Já o presidente obidense, Humberto Marques, disse não querer pronunciar-se sobre o assunto.

Maria Beatriz Raposo
mbraposo@gazetadascaldas.pt

- publicidade -