Início Sociedade Oleg Chepteaa, da Moldávia: “Sinto que já pertenço a Portugal”

Oleg Chepteaa, da Moldávia: “Sinto que já pertenço a Portugal”

0
Oleg Chepteaa, da Moldávia: “Sinto que já pertenço a Portugal”
Oleg Chepteaa

Oleg Chepteaa, 20 anos, veio da Moldávia para Portugal há nove anos. Hoje é um dos finalistas do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas. Quando chegou ao nosso país, não sabia ler nem escrever. Tinha 11 anos e recorda-se que a adaptação não foi fácil. “Passado duas semanas entrei para a escola – na altura tinha outra colega moldava que me traduzia algumas coisas -, mas só consegui realmente aprender a língua porque estava muito atento nas aulas e às conversas dos outros meninos”, conta o jovem, realçando que encontra grandes diferenças entre a Moldávia e Portugal. “Acho que lá a educação em casa é muito mais rígida, as pessoas não estão tão habituadas a mostrarem os seus sentimentos, são mais sérias e reservadas… aqui notei uma grande liberdade”, refere.
Oleg Chepteaa escolheu este curso na EHTO porque aprecia a ligação da gastronomia ao mundo das bebidas, mas também porque gosta do contacto com as pessoas que se estabelece no atendimento à mesa. “Gosto de aconselhar um bom vinho a um cliente”, diz o jovem, que pretende continuar os estudos na área da Restauração no IPL em Peniche.

M.B.R.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.