A Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável, que é um organismo integrado na OesteCIM, está a participar na criação do programa Moveletur, que promove o ecoturismo em zonas naturais transfronteiriças e que promove a mobilidade eléctrica.
A OesteSustentável esteve na reunião de lançamento do Moveletur, que decorreu a 19 e 20 de Junho em Salamanca, Espanha. A agência do Oeste vai criar a solução tecnológica de gestão de frotas e dos pontos de carregamento de veículos e bicicletas elétricas e que será operada através de uma aplicação para smartphones. Será ainda responsável pela definição das características técnicas a implementar, assim como a interpretação legal das questões relacionadas com a mobilidade elétrica nos espaços em Portugal.
O Moveletur surge através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha e pretende promover um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças. Serão criados itinerários turísticos ecológicos, que incluem pontos de interesse naturais e culturais. Esses itinerários serão ligados através de veículos eléctricos.
As áreas protegidas envolvidas são o Parque Nacional Peneda-Gerês – Ecomuseu de Barroso, Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata em Portugal, e o Lago de Sanabria, Arribes del Duero, Las Batuecas – Sierra de Francia e Sierra de Gredos, em Espanha. Estão abrangidos de mais de 400 mil hectares de áreas naturais.
O projecto vai ser desenvolvido ao longo dos próximos dois anos e meio, liderado pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León e tem um orçamento global de cerca de 900 mil euros, apoiados a 77% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.































